Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2017 - 07:05

EDF Energies Nouvelles põe para funcionar 350 MW de capacidade de produção de energia eólica

E solar no Brasil.

Paris — EDF Energies Nouvelles anuncia o início da produção de energia renovável no Brasil. A maior parte da usina solar fotovoltaica de Pirapora (MG), com uma capacidade total de quase 400 MWp, e um parque de energia eólica, Ventos de Bahia (BA), com capacidade de 66 MW, acabam de ser conectados à rede nacional por sua filial local, a EDF Energies Nouvelles do Brasil.

Esses 350 MW instalados contribuem para a estratégia CAP 2030 do Grupo EDF que, em particular, pretende duplicar sua capacidade de produção de energia renovável até 2030, tanto na França quanto no exterior.

Localizadas no Estado de Minas Gerais, duas das três fases do projeto solar fotovoltaico de Pirapora com potência total de 284 MWc já estão operando.

No total, a produção da maior usina solar da América Latina com quase 400 MWp permitirá o abastecimento de 420.000 lares brasileiros por ano.

O projeto se beneficia de contratos de venda de eletricidade com prazo de 20 anos, obtidos em 2014 e 2015 em leilões promovidos pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

A EDF Energies Nouvelles detém 80% das quotas do parque solar de Pirapora, e os 20% restantes pertencem à Canadian Solar Inc. (CSI), um dos líderes do setor da energia solar no mundo que está fabricando no Brasil os 1.235.070 painéis solares necessários para o parque.

A fim de aperfeiçoar o rendimento da instalação, os módulos estão instalados sobre estruturas de trackers (estrutura permitindo o rastreamento solar) em eixo horizontal.

A operação completa de Pirapora está prevista para o segundo semestre de 2018.

O primeiro parque de energia eólica do Grupo EDF no Brasil 1 O parque de energia eólica Ventos de Bahia (BA) já entrou em operaçãção.

Este parque de energia eólica de 66 MW é a primeira fase de um projeto eólico com potencial de 800 MW, dos quais 80% foram comprados pela EDF Energies Nouvelles da Sowitec, parceiro reconhecido por sua expertise local, que ficou com os 20% restantes.

Composto por 22 turbinas, o parque eólico produz a energia equivalente ao consumo elétrico anual de 160.000 lares brasileiros.

A eletricidade produzida está sendo comercializada no âmbito de um PPA (Plano Plurianual) assinado com a ANEEL por um prazo de 20 anos.

Em 2015, participando de um leilão promovido pelo governo brasileiro, EDF EN conquistou um segundo PPA, relativo a 117 MW de energia eólica, também com prazo de 20 anos.

O início da produção está previsto para o final de 2018.

Oitavo consumidor de energia no mundo, o Brasil representa o maior mercado da América Latina no que diz respeito ao desenvolvimento de energias renováveis. Quase 75% da produção energética nacional provêm de fontes verdes.

O plano energético decenal elaborado pelo Ministério de Energia, revisado em 2015, prevê a duplicação do parque existente. 73 GW oriundos principalmente de energias renováveis deverão estar instaladas até 2024.

Antoine Cahuzac, diretor executivo do Pólo Energias Renováveis da EDF e CEO da EDF Energies Nouvelles, declarou: “O sucesso dessas primeiras operações de instalações de energias renováveis no Brasil é um marco importante. Fortalece as fortes ambições de desenvolvimento do grupo EDF no país, que ambiciona gerar 23% de sua eletricidade a partir de energias renováveis até 2030, e nossos projetos solares, eólicos e hidro atualmente em construção contribuirão para alcançar esse objetivo”.

PerfiEDF Energies Nouvelles est un leader international d’électricité renouvelable avec une puissance installée de plus de 10 GW bruts dans le monde. Son développement est centré principalement sur l'éolien et le solaire photovoltaïque. EDF EN poursuit son développement en prenant position sur des marchés émergents prometteurs tels que : le Brésil, la Chine, l’Inde, l’Afrique du Sud et les régions de l’Afrique du Nord et du Golfe. La Société, qui se positionne fortement dans la filière de l’éolien en mer, est également présente sur d'autres filières d'énergies renouvelables: énergies marines, énergies réparties ainsi que dans le stockage d’énergie. EDF EN assure le développement et la construction de projets d’énergie renouvelable ainsi que leur exploitation-maintenance, pour compte propre et pour compte de tiers. EDF Energies Nouvelles est la filiale du groupe EDF dédiée au développement des énergies renouvelables. | www.edf-energies-nouvelles.com

Suivez-nous sur Linkedin : https://www.linkedin.com/company/edf-energies-nouvelles et sur Twitter @EDFEN_officiel

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira