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09/11/2017 - 07:05

Black Friday: o segredo que soluciona os pesadelos dos lojistas

Especialista lista principais falhas que podem arruinar as vendas na segunda data mais esperada por lojistas do varejo online e dá dicas de prevenção.Estudos apontam crescimento de 20% nas vendas de Black Friday em 2017.

Cerca de 81% dos brasileiros afirmam que pretendem comprar pela internet na próxima Black Friday, é o que diz o levantamento realizado pelo E-bit. Ficando atrás somente do período de Natal, o Black Friday é a segunda data mais aguardada por lojistas e, de acordo com previsões do Google Brasil, as vendas aumentaram em 20%, comparadas ao ano passado.

Problemas com estoque, sistemas e preços são recorrentes e representam uma verdadeira dificuldade para lojistas de todos os nichos. Para aproveitar o período aquecido de compras na internet da forma mais eficaz, Thiago Lima, especialista em inovação digital e CEO do LinkApi (www.linkapi.com.br_ — startup que automatiza a integração de plataformas para e-commerce - listou as falhas que podem arruinar as vendas e deu dicas para solucioná-las . Confira:

Lentidão de sistemas - o aumento de acessos pode ocasionar lentidão na plataforma do e-commerce, sistemas de pagamento, entre outros. Esta é uma das principais falhas que irritam o cliente, que pode até mesmo desistir de efetuar a compra. Para evitar essa questão é importante alinhar com o suporte da plataforma ou com a equipe de TI quais as mudanças tecnológicas para comportar o aumento de fluxo.

Preços errados - este é um dos maiores medos do lojista, afinal, pode gerar má reputação para marcas junto aos seus consumidores. Na maioria dos casos, problemas de precificação estão relacionados a alterações manuais. A melhor forma de prevenção é automatizar os processos relacionados a mudança de preços e monitorar constantemente.

Problemas com o estoque - outro medo frequente durante esse período é a perda de vendas gerada por problemas com o estoque. Cancelamentos de compras e vendas em multiplataformas são alguns dos fatores que podem causar dores de cabeça aos lojistas. Para solucionar essa questão, a integração entre a plataforma do e-commerce e sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) e marketplaces é essencial.

Demora na entrega — oferecer uma entrega rápida ao cliente é um diferencial que interfere diretamente na decisão de compra. Para isso, empreendedores apostam na integração entre os sistemas de logística e a plataforma de vendas .

Integração automatizada elimina as chances de falha — Além da realização de testes prévios envolvendo todo o processo de compra do consumidor, o especialista afirma que realizar a integração e automatização de todos os sistemas é uma saída para os lojistas que querem se prevenir. "Uma vez que eliminamos a necessidade de intervenções manuais, consequentemente ganhamos agilidade, diminuindo o tempo investido em todos os processos e evitando as falhas - desde que as integrações sejam realizadas da forma correta e recebam manutenções frequentes, é claro", explica Thiago.

Porém, integrar sistemas não é uma tarefa simples, além de exigir um alto investimento. Para facilitar o acesso de lojistas a essa tecnologia, o LinkApi (www.linkapi.com.br/) é a única startup brasileira a oferecer integrações entre e-commerces, plataformas e sistemas de gestão, logística, marketplaces, entre outros.

Com planos a partir de R$1 mil mensal, o lojista pode realizar todas as integrações necessárias por conta própria em apenas 5 etapas, sem a necessidade de um programador. Além disso, conta com um suporte de manutenções automáticas para todas as integrações, eliminando falhas causadas pelas frequentes atualizações realizadas pelas plataformas e sistemas.

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