Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2017 - 07:33

Mostra na Caixa Cultural Rio de Janeiro exibe grandes Clássicos do Cinema Africano


Seleção de obras resgata o florescimento da produção independente no continente com exibição de 21 títulos e debates.

A pluralidade audiovisual do continente africano entra em cartaz na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de 14 a 26 de novembro de 2017 (terça a domingo), com a mostra Grandes Clássicos do Cinema Africano. A programação reúne 21 títulos entre longas, médias e curtas-metragens, produzidos a partir da década de 1950 e escolhidos em função de sua relevância histórica para a cena cultural dos países retratados.

O documentário Sembène! - O pai do cinema africano (2014) abre a programação no dia 14 de novembro (terça-feira). Celebrado em importantes eventos audiovisuais ao redor do mundo e exibido no Brasil somente no Festival do Rio, em 2015, o longa de Samba Gadjigo e Jason Silverman retrata o cineasta senagalês Ousmane Sembène.

Boa parte dos filmes teve exibição restrita no Brasil. Por isso, a mostra proporciona ao público o contato com produções consideradas raras, como África 50 (1950), curta realizado clandestinamente no início dos anos 1950 pelo francês René Vautie e que permaneceu censurado por décadas. Outro destaque é Lamb (1963), de Paulin Soumanou Vieyra, um curta documental restaurado em 2014 que aborda o estilo de luta que dá título à produção, esporte nacional por excelência do Senegal.

A seleção de filmes foca nas produções realizadas na África Ocidental Francófona Subsaariana nas décadas de 1950, 1960 e 1970. “Escolhemos este recorte por ser o início de uma produção essencialmente africana, logo após as independências. No período colonial, os povos africanos foram impedidos de se envolver com a prática cinematográfica. Eram, portanto, representados a partir de estereótipos perniciosos que os relegava a um segundo plano e os afetavam psicologicamente. São filmes que refletem o momento em que foram produzidos e abordam os desafios de suas sociedades no período pós-colonial, além de representar aspectos culturais africanos, como as línguas, os costumes e as danças”, descreve o curador da mostra, Tiago Castro Gomes.

Debates: os filmes selecionados são considerados "grandes clássicos" por serem historicamente relevantes. Estão na programação "o primeiro filme em língua africana" e "o primeiro longa-metragem na África subsaariana", além de títulos bastante debatidos por teóricos do cinema, porque foram definidores de uma série de características temáticas e formais que perduram nas produções das décadas seguintes. Os espectadores mais atentos perceberão que os filmes guardam algumas características em comum, como o forte comprometimento político e social.

Para aprofundar todo esse conteúdo, a mostra promove duas mesas de debates mediadas por Gomes, com o tema Reflexões sobre o cinema africano: histórias, políticas, estéticas e outras questões, nos dias 16 e 17 de novembro (quinta e sexta-feira), às 19h.

A mostra é uma realização da Insensatez Audiovisual e Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. A programação completa está disponível no site www.classicosafricanos.com.br.

.Mostra Grandes Clássicos do Cinema Africano, de 14 a 26 de novembro de 2017 (terça-feira a domingo), n CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1, Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca). Telefone: (21) 3980-3815. Consultar programação. Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.. Lotação: Cinema 1 - 78 lugares (mais 3 para cadeirantes). Bilheteria: terça-feira a domingo, das 13h às 20h. Classificação indicativa: Consultar Programação. Acesso para pessoas com deficiência. Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal. | www.caixacultura.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira