Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2017 - 07:24

Forte presença brasileira na maior cúpula empresarial das américas

China-Lac 2017 acontece esse mês em Punta Del Este e conta com 2 mil empresários inscritos.

Montevidéu/ São Paulo — São quase dois mil empresários do mundo todo inscritos no evento, sendo quase 10% brasileiros. A 11ª edição do principal encontro de negócios entre China, América Latina e Caribe acontece no novo Centro de Convenções de Punta Del Este, entre 30 de novembro e 2 de dezembro. A cúpula China-LAC, organizada pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, Uruguai XXI e Banco Interamericano de Desenvolvimento, surgiu para estreitar o relacionamento e aumentar as afinidades de parcerias bilaterais.

O encontro promoverá a convergência de negócios em áreas estratégicas desses países reunindo importantes autoridades nacionais, especialistas chineses e latino-americanos, representantes de agências de financiamento multilaterais e internacionais. A presença desses executivos além de direcionar para novos negócios, busca viabilizar os trâmites para a criação de novas parcerias.

O evento visa a cooperação econômica, focada no aumento do comércio e do investimento. Para isso, na programação existem sessões plenárias sobre relações comerciais entre a China e a América Latina e os desafios das infraestruturas na nova economia global. Além de sessões paralelas sobre as questões-chave da China-LAC 2017: agroindústria e segurança alimentar; serviços globais; oportunidades de cooperação em infraestrutura, transportes e energia; comércio eletrônico e cidades sustentáveis.

Rodadas de negócios e reuniões personalizadas serão organizadas com os líderes de cada setor e suas autoridades, de forma onde parcerias geradas sejam facilitadas ali mesmo. Também incluirá a possibilidade de visitar e aprender sobre alguns dos pontos chaves, que definem o Uruguai como porta de entrada para as oportunidades na América Latina. “Esse tipo de evento ajuda a movimentar a economia, por meio da geração de novas parceiras e negócios”, diz Pablo Ferreri, Vice-ministro de economia do Uruguai.

A China é o principal parceiro comercial da América Latina e do Caribe. O país asiático tornou-se a segunda fonte mundial de emissão de investimento direto estrangeiro. Empresas chinesas e grupos empresariais criaram mais de 6.000 empresas no exterior em mais de 150 países. É também o principal exportador mundial de bens e o segundo maior importador a nível mundial.

O Uruguai é o principal portal para a América Latina. Sua localização geográfica, sua proximidade com os principais destinos regionais e sua conectividade com a região são condições muito importantes para o desenvolvimento de negócios. O país também possui uma grande estabilidade econômica e política. O Uruguai promove um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo baseado na força institucional, na estabilidade política e democrática e na solidez macroeconômica que significou 14 anos de crescimento ininterrupto, com perspectivas positivas para 2017 e 2018.

Eventos: Uruguai— Esse ano Uruguai acolheu mais de 130 eventos, dentre eles o Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil Menos de 14, S16 e S18, o Festival Internacional de Artes Performáticas (FIDE) e o Congresso Panamericano de Avaliação. As principais características que permitem a captura desses eventos são: segurança, acessibilidade, serviços, conectividade, estabilidade e, acima de tudo, qualidade de vida, além do pacote de benefícios fiscais.

Punta Del Este, um dos principais destinos de eventos do país, recebe anualmente dezenas de encontros, desde corporativos até esportivos. O Punta del Este Convention & Exhibition Center, inaugurado em julho de 2016, tem estrutura para 4 mil pessoas, 12 hectares de área, sendo construída para o pavilhão para feiras 6,7 mil m2, e acolherá ainda o 33º Congresso Uruguaio de Cardiologia, entre 9 e 11 de novembro de 2017; a Cúpula Mundial de Comunicação Política nos dias 22 e 24 de novembro.

Além da excelência em infraestrutura de eventos, o país trabalha na construção da Antel Arena em Montevidéu. Com previsão de lançamento para o 2º semestre do ano que vem, foi projetado como uma plataforma multifuncional de alta tecnologia, para receber de shows a congressos e convenções com capacidade para 12 mil participantes. Nesta linha, em 2012, o Ministério do Turismo entrou como um parceiro para a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) e apresenta o destino reconhecido feiras especializadas internacionais como IMEX (Frankfurt) e IBTM (Barcelona), bem como as feiras regionais como FIEXPO (Uruguai).

46º na classificação da ICCA — Uruguai vem ganhando bastante destaque como um dos destinos prediletos para a realização de congressos e eventos. O país ocupa o 46º lugar no Ranking Mundial da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), e no ranking das cidades das Américas, Montevidéu ocupa o 11º lugar e Punta del Este 52º.

Afinal de contas, o país possui infraestrutura suficiente para receber conferências e reuniões de todos os portes. O aumento dos empresários na busca por realizar congressos no Uruguai fez que o país subisse 4 posições no Ranking Mundial do ICCA.

Na divisão por cidades, Montevidéu chegou ao lugar 54 (subiu 8 posições), com o total de 48 reuniões. Já Punta del Este alcançou o lugar 232 (mudança de 22 posições), com 12 reuniões por ano.

E no ranking entre os países da América, o Uruguai se encontra na 9ª posição, mantendo o mesmo patamar do ano anterior. Na contramão, o número de reuniões no país cresceu de 69 em 2016 para 150 em 2017.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira