Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2017 - 07:31

Guarda do Porto de Santos conquista medalha de bronze em jogos policiais mundiais

O Guarda Portuário Felipy Nunes, do Porto de Santos, conquistou a medalha de bronze na prova de revezamento da Natação dos Jogos Mundiais Militares, que aconteceu entre os dias 03 e 10 de novembro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O resultado ajudou a delegação brasileira a ficar com a 2ª posição entre os 44 países que participaram do evento esportivo.

Felipy foi o 3º colocado na disputa que envolveu equipes de 25 países. Ele estava na equipe que contou ainda com Lucas Pimenta, bombeiro guarda-vidas também de Santos, Roncatto e Eduardo Marafon. Eles competiram na prova de revezamento 4x50 m medley. Foram três eliminatórias até chegar à disputa final, no dia 7 de novembro.

Além da prova que valeu o bronze, o grupo também disputou os 100 metros medley, prova na qual ficaram em 4º lugar. Individualmente, Felipy disputou também as provas de 50m e 100m Costas, ficando respectivamente em 4º e 5º lugares. Na classificação geral dos Jogos, o Brasil ficou em 2º lugar, com o Egito ficando em primeiro e a equipe da casa (Emirados Árabes Unidos) em 3º.

Rotina de esforços — Dar conta de cuidar da família, trabalhar em turnos e treinar Natação. Esta é a rotina nada comum do guarda portuário Felipy Nunes. Foi assim que ele conquistou a vaga para o World Police Games. Esta foi a segunda edição do evento promovido pela Union Sportive Internationale des Policies (USIP), entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Já nos primeiros Jogos, que foram disputados em 2015, em Bogotá (Colômbia), Nunes já tinha conseguido índice para participar do evento. "Abri mão porque não havia tempo para treinar", justificou ele.

Desta vez, porém, o nadador conseguiu a vaga e o patrocínio para ir ao Oriente Médio. Ele treina no Vila Souza Atlético Clube, em Guarujá, local onde soube da competição esportiva internacional. "Fui convidado por um amigo, que é cabo da Polícia Militar, e que treina no mesmo clube", contou Felipy.

O Guarda Portuário disse que começou a treinar e competir aos 13 anos de idade, em Santos. Desistiu de seguir carreira de atléta aos 18 anos. "tive que começar a trabalhar", explica. Filho de estivador, o pai o incentivou a prestar o concurso para a Guarda Portuária em 2011. Passou e foi contratado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) em 2012. Conciliando as atividades de Guarda Portuário e atleta, voltou aos treinos em 2014, em princípio não pensando em competir: "Sentia falta da natação, da qualidade de vida", fala.

Com a volta aos treinos, passou a disputar competições, com destaque para Jogos Regionais, quando conseguiu pódio disputando prova de revezamento representando o município de Guarujá. A rotina da Guarda Portuária não permite muitas provas. Ele disputa as competições nos períodos em que não está em serviço: "programo três competições ao ano, para poder conseguir participar", explica. No final de outubro último, Felipy conquistou o título paulista, competindo por uma academia de Santos.

Para viajar até Abu Dhabi, Felipy Nunes recebeu da Codesp licença especial, para poder representar o país com a entidade que organiza os esportes policiais no Brasil, a Brazilian Police Sports Federation, filiada à USIP. A próxima edição dos Jogos Militares será em 2019, em Milão (Itália).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira