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14/11/2017 - 07:38

"Contratos Inteligentes"

Podem companhias aéreas e aeroportos utilizarem "Contratos Inteligentes" para o controle compartilhado de dados?.

O SITA Lab, equipe de pesquisa do provedor de TI do setor de transporte aéreo SITA, revelou os resultados da pesquisa realizada com a British Airways, Heathrow, Aeroporto de Genebra e o Aeroporto Internacional de Miami para "contratos inteligentes" que contemplam Blockchain ou cadeia de bloqueio.

O Blockchain foi anunciado como uma tecnologia de transformação para muitas indústrias. Embora vários casos de uso tenham sido identificados para o setor de transporte aéreo, a oportunidade de usar "contratos inteligentes" para o controle compartilhado de dados por companhias aéreas e aeroportos é uma promessa de benefícios reais. O SITA Lab emitiu o FlightChain , um documento que descreve as descobertas de sua pesquisa realizada com a companhia aérea e os parceiros aeroportuários.

A indústria do transporte aéreo está altamente conectada e há uma necessidade de "fonte única de verdade" para vários dados usados ??pelas diferentes partes interessadas. O controle de dados compartilhados é uma preocupação fundamental para todos. O Blockchain oferece potencial para compartilhar dados de forma controlada. A SITA reconhece, no entanto, que há uma necessidade de pesquisa para que a indústria possa tomar a abordagem correta, garantir governança, padrões, conformidade, segurança e muito mais.

Este projeto de pesquisa foi inicialmente estabelecido pelo SITA Lab com Heathrow Airport Holdings Limited (HAL) e International Airlines Group (IAG), com o Aeroporto de Genebra e o Aeroporto Internacional de Miami participando. Chamado FlightChain, foi concebido para investigar uma única fonte de verdade para os dados de voo. O "problema de dados de voo" é uma questão bem conhecida na indústria - ou seja, não existe uma única fonte de verdade e os dados que existem, não é acessível por todas as partes.

Onde muitos casos de companhias aéreas e aeroportos colaboram para compartilhar dados de voos, esses dados ainda residem em silos separados. Quando há atrasos de voo, isso resulta em diferentes aplicativos de passageiros, FIDS (Flight Information Display System ou Sistema de Display para Informação do Voo) do aeroporto, agentes de linha aérea. O FlightChain garante que todas as partes interessadas tenham a mesma informação.

Jim Peters, CTO da SITA, diz: "Nosso projeto FlightChain demonstrou que o Blockchain é uma tecnologia viável para fornecer uma única fonte de verdade para dados para companhias aéreas e aeroportos, especificamente para informações de voo em tempo real. Embora existam outras tecnologias disponíveis para compartilhar dados, o uso de blocos e contratos inteligentes em particular, fornece "controle compartilhado" e melhora a confiabilidade dos dados. Esta pesquisa com nossos parceiros mostra o potencial de blockchain para compartilhar dados em toda a indústria de transporte aéreo".

O FlightChain foi estabelecido como um bloqueio privado (implementado em Ethereum e Hyperledger-Fabric) que armazena informações de voo na cadeia de blocos, usando um contrato inteligente para arbitrar dados potencialmente conflitantes. A British Airways, o Aeroporto de Genebra, o Aeroporto Internacional de Heathrow e Miami fornecem dados de voo que são mesclados e armazenados na cadeia de blocos. Durante este projeto, mais de dois milhões de mudanças de voo foram processadas pelo contrato inteligente e armazenadas no FlightChain.

Stuart Harwood, de Automação e Inovação do Heathrow, diz: "A participação do Heathrow no FlightChain com o SITA Lab foi muito valiosa. Ainda estamos no início do ciclo de tecnologia blockchain e são necessárias mais pesquisas, mas o FlightChain mostrou oportunidades de controle compartilhado de dados com nossos parceiros da indústria".

Peters, acrescenta: "Em uma rede do mundo real, será importante gerenciar as mudanças no contrato inteligente, pois afeta todos os participantes. Os órgãos da indústria, como a ACI e a IATA, trabalhando com a SITA como fornecedor de TI neutro para a comunidade de transporte aéreo, podem estar envolvidos no estabelecimento do contrato. Na verdade, podemos imaginar um futuro em que os padrões da indústria são escritos diretamente como contratos inteligentes em vez de publicados como documentos PDF ".

Glenn Morgan, chefe de transformação de negócios digitais no International Airlines Group (IAG), diz: "Agora que provamos a tecnologia, estamos realmente entusiasmados com as oportunidades que o blockchain pode criar na indústria. Trabalharemos com a IATA e a ACI para garantir que as melhores práticas estejam em vigor”.

O documento de pesquisa detalha as principais lições aprendidas sobre governança, contratos inteligentes, segurança do sistema e desempenho do sistema, escalabilidade e confiabilidade. Juntamente com uma visão sobre o uso de redes de blocos públicos versus privados para a indústria de transporte aéreo.

Perfil — A SITA é a provedora de soluções de comunicações e TI que transforma as viagens aéreas através de tecnologia para companhias aéreas, aeroportos e aeronaves. O portfólio da empresa abrange desde serviços gerenciados de comunicações globais e infraestrutura até soluções de eAircraft, gerenciamento de passageiros, bagagem, self-service, aeroporto e gerenciamento de fronteiras. Composta por mais de 400 membros da indústria de transporte aéreo, a SITA tem uma compreensão única de suas necessidades e coloca forte ênfase na inovação tecnológica.

Quase todas as companhias aéreas e aeroportos do mundo fazem negócios com a SITA e suas soluções de gerenciamento de fronteiras são usadas por mais de 30 governos. Com presença em mais de 1.000 aeroportos em todo o mundo e uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários, a SITA oferece um serviço inigualável a mais de 2.800 clientes em mais de 200 países.

Em 2016, a SITA registrou receita consolidada de US $ 1,5 bilhão. As subsidiárias e joint ventures da SITA incluem SITAOnair, Champ Cargosystems e Aviareto.

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