Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2017 - 07:58

Viscossuplementação: a utilização do Ácido Hialurônico combatendo as dores nos joelhos

Entenda do assunto.

O uso do ácido hialurônico já é muito conhecido no meio da dermatologia, com infiltração do mesmo na pele para fins estéticos. O que muitos não sabem, é que o mesmo produto, em condições e concentração diferentes, pode ajudar a cartilagem dos joelhos a se “recuperarem” de um processo inflamatório, como o que acontece nos casos de Artrose ou condropatia que são termos utilizados para definir a doença da cartilagem articular.

Dentre os componentes mais comuns das infiltrações estão os anestésicos (xilocaína e lidocaína), corticóides (triancinolona e dexametasona) e o próprio Ácido Hialurônico.

Segundo José Leonardo Rocha de Faria, ortopedista do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a articulação normal do joelho apresenta um líquido no seu interior (líquido sinovial) que tem a função principal de nutrir as células da cartilagem, dando às mesmas os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde. A viscossuplementação ou infiltração de ácido hialurônico tem a função de restabelecer a quantidade de ácido hialurônico que foi alterada pelo processo inflamatório da Artrose, por exemplo.

“Todas as pessoas ao longo da vida podem desenvolver artrose, o que muitos não sabem é que, em algumas pessoas, esse processo de degeneração da cartilagem pode produzir sintomas pela própria alteração interna do joelho, como a mudança do líquido que circula dentro que pode ficar menos viscoso e com menor quantidade de ácido hialurônico pela própria doença (Artrose) ou inflamações internas de outras causas.” diz o especialista.

Abaixo, o ortopedista explica diversas questões relativas ao procedimento que tem sido muito revolucionário no tratamento das dores nos joelhos: 1 – Quando é recomendado o uso da Viscossuplementação ou Ácido Hialurônico? - José Leonardo Rocha de Faria: nós costumamos dizer que o tratamento da Artrose da Síndrome Femoropatelar, tipo de artrose em fase inicial entre o fêmur e a patela, também pode se beneficiar da Viscossuplementação, mas envolve muitas vertentes. Chamamos isso de tratamento multidisciplinar. Primeiramente, sempre evitamos os tratamentos mais invasivos (o ácido hialurônico é um deles, já que é feito por aplicação de injeção), como, por exemplo, a perda de peso, o uso de medicação apropriada, o fortalecimento muscular sem muito impacto, etc.

Quando as formas de tratamentos menos invasivas não surtem o efeito desejado partimos para as infiltrações. O Ácido Hialurônico se apresenta na forma de várias apresentações, como o Synvisc One, por exemplo. A sua principal vantagem é que normalmente não dá efeitos colaterais e melhora rapidamente as dores e inchaço do joelho.

2 – Como é realizada a Viscossuplentação ou Infiltração com Ácido Hialurônico? -José Leonardo: a viscossuplementação / infiltração com ácido hialurônico pode ser realizada na clínica ou consultório com os devidos cuidados de higiene e antissepsia, devidamente aplicada por um ortopedista qualificado. Não é necessário um ambiente hospitalar para a realização deste procedimento.

3 – Quantas aplicações de Viscossuplementação / Ácido Hialurônico são necessárias? - José Leonardo: depende muito da marca do produto que seu médico ortopedista irá utilizar. Atualmente, temos dado preferência a utilização de ácidos hialurônico de alto peso molecular, podendo chegar até seis milhões de Daltons. Os ácidos hialurônicos mais atuais apresentam também alta viscosidade e alta viscoelasticidade. Indico sempre o Synvisc One.

4 – Quanto custa a Viscossuplementação / Infiltração com Ácido Hialurônico? - José Leonardo: a infiltração com ácido hialurônico ou viscossuplementação é considerada um procedimento de alto custo. Alguns convênios apresentam cobertura para realização deste procedimento.

5 – Todo paciente com artrose é candidato a Viscossuplementação? - José Leonardo: não. Depende muito dos tipos de tratamentos que já foram feitos e a forma como foram elaborados. Cada paciente é um caso isolado e deve ser avaliado, caso a caso, por um bom profissional especialista em joelho. Normalmente as infiltrações de Ácido Hialurônico são feitas quando os tratamentos menos invasivos não deram o efeito desejado.[www.ortopedistariodejaneiro.com.br] | Equipe DMC21.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira