Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2017 - 07:24

Santos Brasil vai investir R$ 37 milhões no Tecon Vila do Conde

Empresa assinou aditivo para prorrogação antecipada do prazo do contrato de arrendamento do seu terminal de contêineres no Pará

São Paulo, 16 de novembro de 2017 – A Santos Brasil assinou hoje termo aditivo ao contrato do Terminal de Contêineres de Vila do Conde, localizado na cidade de Barcarena (a 96 km de Belém), no Pará, que prevê a prorrogação antecipada do prazo do arrendamento por mais 15 anos.

Em contrapartida, a empresa vai investir R$ 37,24 milhões na ampliação e modernização do terminal nos próximos dois anos. No total, serão investidos 129,04 milhões até 2033. O projeto vai elevar a capacidade de movimentação do Tecon Vila do Conde para 163 mil TEU/ano.

Os novos investimentos são fundamentais para que o terminal possa atender à crescente demanda por movimentação e armazenagem de cargas conteinerizadas no porto de Vila do Conde. Garantirão também o aumento da eficiência operacional e a continuidade da qualidade na prestação do serviço.

Desde 2008, quando comprou a empresa arrendatária do terminal, a Santos Brasil já investiu em Vila do Conde mais de R$ 52 milhões, em valores atualizados, em ampliação e melhoria das instalações, otimizações operacionais, tecnologia, capacitação de mão de obra e equipamentos.

Estrategicamente localizado no delta do rio Amazonas, em uma região de grande capilaridade hidroviária e proximidade das principais rotas marítimas internacionais com acesso a todos os continentes de maneira direta ou por meio de portos de transbordo do Caribe, o Tecon Vila do Conde tem apresentado forte crescimento. Nos primeiros nove meses de 2017, o terminal movimentou 55.843 mil contêineres, 20% a mais que o mesmo período de 2016. Novas rotas de navegação para Europa e Caribe, bem como o desenvolvimento do transporte de contêineres por barcaças e a intermodalidade com as mesmas mercadorias sendo transportadas por meio dos modais hidroviário, rodoviário e ferroviário têm puxado esse movimento.

Os novos investimentos da Santos Brasil no terminal se destinam principalmente a obras na adequação do pátio e a compra de equipamentos. No pátio, o projeto prevê investimento na ampliação da área pavimentada, sistema de drenagem; construção de novo gate de entrada e saída; iluminação; quadras de contêineres; plataformas para contêineres reefers; subestações elétricas; e sinalização. O projeto foca na melhoraria da circulação interna, aumento da eficiência e ampliação da área de estocagem.

Entre os equipamentos que serão incorporados estão: 1 Mobile Harbour Crane – MHC; 3 Reach Stackers para operação no pátio; 5 empilhadeiras de pequeno porte para operação no armazém; 2 empilhadeiras de contêineres vazios para operação no pátio; 6 cavalos mecânicos; 9 semirreboques; 1 scanner fixo.

As obras têm início previsto para 2018 e conclusão em 2019. Sua realização se dará por etapas e não trará impacto direto no dia a dia das operações do terminal.

Para Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, as melhorias das condições de acesso a Vila do Conde, em especial da hidrovia do Tocantins, da ligação do porto com a Ferrovia Norte-Sul e a conclusão da BR-163 tendem a acentuar a importância do porto de Vila do Conde como indutor da economia do Pará. "Com os novos investimentos vamos conseguir atender de maneira eficiente a evolução da demanda, agregando competitividade aos nossos clientes e estimulando o desenvolvimento regional", diz.

Perfil — A Santos Brasil é líder na prestação de serviços portuários e logísticos para a cadeia do contêiner. Listada no Novo Mercado da B3, a Companhia foi criada há 19 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal de contêineres da América do Sul, e já investiu mais de R$ 6 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos.

A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil, com uma média mensal acima de 100 MPH (movimentos por hora). Em 1997, antes da concessão do terminal, a média mensal da operação era de 11 MPH, ou seja, 11 contêineres embarcados/desembarcados a cada hora. O crescimento consistente, baseado em inovação tecnológica e de processos, tornou a Companhia uma referência em seu setor.

Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), um terminal de carga geral (TCG Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais, viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição da carga.

Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a empresa, cuja missão é promover a competitividade de seus clientes, tem contribuído diretamente para o aumento da capacidade portuária do País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira