Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2017 - 08:04

Yara assina acordo para compra da Vale Cubatão Fertilizantes por USD 255 milhões

A aquisição irá posicionar a Yara como produtora de nitrogênio no Brasil, fortalecendo sua estratégia de produção e complementando sua atual posição na distribuição.

São Paulo — A Yara assinou um acordo para adquirir a Vale Cubatão Fertilizantes Ltda., em Cubatão (SP), reforçando sua relevância no mercado de fertilizantes e visando seu crescimento no segmento industrial. A transação, de USD 255 milhões, será paga com recursos próprios. O acordo está sujeito à aprovação das autoridades concorrenciais, a outras aprovações regulatórias e também ao não exercício do direito de preferência de terceiro até final de 2017. A conclusão do negócio está prevista para o segundo semestre de 2018.

Segundo o VP Executivo da Yara International e presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen, a aquisição faz parte do plano de crescimento de longo prazo da Yara no País. "Com mais esse aporte, que inclui também a produção de nitrogenados, a Yara aumenta sua presença na produção nacional e passa a disponibilizar um portfólio ainda mais completo e adequado às demandas dos agricultores brasileiros e clientes industriais. Além disso, também faz parte da nossa estratégia, o crescimento, no Brasil, em soluções industriais, as quais possuem um amplo portfólio, tendo a Europa como o principal consumidor. Com esta aquisição, estamos ampliando nossa atuação também no mercado brasileiro, oferecendo soluções mais completas para nossos clientes", afirma Hanzen.

A negociação inclui um robusto complexo de nitrogênio e fosfatos com uma capacidade de produção anual de aproximadamente 200 mil toneladas de amônia, 600 mil toneladas de nitratos (divididos entre o segmento de fertilizantes e industrial) e 980 mil toneladas de fertilizantes fosfatados. O complexo emprega aproximadamente 970 funcionários permanentes e 930 contratados.

Em 2016, o complexo de Cubatão comercializou aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de nitrogênio e produtos fosfatados (2,5 milhões de toneladas incluindo CO2 e outros produtos intermediários), gerando uma receita líquida de USD 413 milhões e um Ebitda de USD 30 milhões. A receita líquida de 2015 e o Ebitda foram, respectivamente, de USD 532 milhões e USD 89 milhões.

A Yara planeja fazer investimentos de aproximadamente USD 80 milhões até 2020, a fim de materializar sinergias anuais de USD 25 milhões através de uma combinação de otimização de custo, ativos e portfólio de produtos.

"Yara e Galvani produzem atualmente em torno de dois milhões de toneladas de fertilizantes e, com a aquisição deste ativo, iremos somar mais um milhão, totalizando três milhões de toneladas de produção de fertilizantes no País. Já no segmento de soluções industriais, que contempla produtos para indústrias como as de alimentos, papel e celulose, mineração, soluções ambientais entre outras, duplicaremos nossa capacidade de produção e comercialização passando de 500 mil para 1 milhão de toneladas", afirma Hanzen.

"A Yara está investindo forte no Brasil. Além da aquisição da Vale Cubatão Fertilizantes Ltda., estamos avançando no projeto de mineração e produção de Serra do Salitre (MG), duplicando o parque fabril de Rio Grande (RS), e construindo a nossa primeira unidade de fertilizantes foliares no País, em Sumaré (SP). Agora vamos focar na otimização destas operações", explica o presidente da Yara Brasil.

Sobre Yara — O conhecimento, os produtos e as soluções da Yara tornam os negócios dos agricultores, distribuidores e clientes industriais mais rentáveis e responsáveis, protegendo, ao mesmo tempo, os alimentos e o meio ambiente.

Nossos fertilizantes, programas nutricionais e tecnologias aumentam os rendimentos da lavoura, melhoram a qualidade do produto final e reduzem o impacto ambiental das práticas agrícolas. Nossas soluções industriais e ambientais melhoram a qualidade do ar, reduzindo as emissões da indústria e de veículos de transporte, servindo como ingredientes-chave para o desenvolvimento de uma ampla gama de produtos. Estimulamos uma cultura que promove a segurança de nossos colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores e das comunidades em que atuamos.

Fundada em 1905 para resolver a fome emergente na Europa, hoje, a Yara tem uma presença mundial, com cerca de 15 mil funcionários e vendas para mais de 160 países. No Brasil, possui sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo e Paulínia, cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola do País. Também possui duas unidades de produção de soluções ambientais, cinco unidades de mineração e duas unidades portuárias próprias.

Seu portfólio de fertilizantes —que vai de misturas de grânulos a produtos especiais, como foliares, líquidos e NPK no grânulo — e programas nutricionais que ajudam a produzir os alimentos necessários para a crescente população mundial. Os produtos e soluções industriais reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e apoiam operações seguras e eficientes e incluem ofertas de nutrição animal. Para manter a perspectiva de crescimento em longo prazo, a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Yara são focados na agricultura sustentável e na busca por novas soluções ambientais como a redução do uso da água e a produção de alimentos saudáveis e de qualidade superior com a quantidade precisa de fertilizantes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira