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02/04/2008 - 09:34

Triunfo Participações e Investimentos com margem EDTDA Ajustado de 49,2% em 2007

Porto de Navegantes inicia operações e tráfego nas rodovias cresce 8,2%.

São Paulo - A TPI – Triunfo Participações e Investimentos S.A, um dos mais importantes participantes do setor de infra-estrutura no Brasil,divulga o resultado do período de 12 meses findo em 31 de dezembro de 2007.

Os principais destaques de 2007 foi a abertura do capital da Companhia, no segmento do Novo Mercado da Bovespa, em 23 de junho de 2007,captando R$513.000 mil.O Porto de Navegantes começou a operar em 21/10/07, e movimentou 12.215 TEUs até 31/12/07 e recebeu três guindastes portuários ship-to-shore, em 25/12/07. A ANEEL aprovou a venda da Rio Verdinho para a CBA em 23/10/07 e as ações foram transferidas em 01/11/07. A Rio Verde celebrou contrato de compra e venda de energia elétrica com a Votener para a venda da totalidade da energia assegurada da Usina Salto. O BNDES enquadrou, em Consulta Prévia, o financiamento para implantação da Usina Salto, de nossa controlada Rio Verde Energia S.A. Em 31/10/07. A tarifa da Concer foi reajustada em 07/09/07. A tarifa da Concepa foi reajustada em 03/11/07. O reajuste de tarifa da Econorte foi aplicado em 02/12/07. O DER/PR deu anuência para a compra de 50% da Econorte pela TPI em 19/09/07 e as ações foram transferidas em 21/11/07. O tráfego total de nossas concessões rodoviárias cresceu 8,2% em 2007, comparado com 2006, tendo atingido 58.729 mil veículos equivalentes. A Receita Operacional Líquida consolidada cresceu 16,2% em 2007, quando comparada com a do ano anterior, tendo atingido R$194.795 mil.O EBITDA Ajustado cresceu 34,6% em 2007, comparado com o ano anterior, atingindo R$95.926 mil. A Margem EBITDA Ajustado, em 2007, foi de 49,2%, um crescimento de 6,7 pontos percentuais quando comparado com 2006.

A administração comenta os resultados: “ Desde o surgimento da TPI - Triunfo Participações e Investimentos S.A., em 1999, sempre acreditamos que o crescimento do País dependeria de investimentos em infra-estrutura e da evolução do ramo de concessões. Assim, nestes nove anos de história que nos levaram à posição de uma das operadoras de infra-estrutura mais atuantes do setor, dirigimos nossas atividades para três áreas estratégicas: rodovias, portos e geração de energia elétrica.

No ano de 2007 abrimos o capital da Companhia, participando do segmento do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa. Captamos, em 23/07/07, R$513.000 mil. Parte deste recurso foi utilizado para pagar o aumento da participação nas nossas controladas Econorte e Portonave. O restante foi utilizado principalmente para investimentos iniciais na nossa usina hidrelétrica Salto.

O segmento portuário destacou-se por ter iniciado sua fase operacional em 2007. O início das atividades do Porto de Navegantes ocorreu no dia 21/10/07, após ter recebido permissão alfandegária da Receita Federal. No período, foram movimentados 12.215 TEUs, sendo aproximadamente 65% cheios e 30% vazios. Em busca da eficiência operacional, ainda no final de 2007, chegaram ao terminal 3 guindastes portuários tipo ship-to-shore, com capacidade para movimentar até 100.000 unidades por ano. Outro fator que merece destaque é que até 05/03/08 operávamos apenas cargas para Europa e Ásia, no aguardo de tramitação final do ISPS CODE, que foi expedido pela Conportos (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis) nesta mesma data, possibilitando a movimentação de carga para os EUA e Caribe. Acreditamos que com estas conquistas, a Portonave está preparada para superar os objetivos traçados em nosso planejamento estratégico.

No segmento de geração de energia hidrelétrica, iniciamos o ano de 2007 com dois projetos green-field. Estrategicamente, negociamos com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) a venda do ativo Rio Verdinho Energia S.A. e dentre as condições do negócio, celebramos com a Votener (também empresa do grupo Votorantim) contrato garantindo por 16 anos a venda da totalidade da energia assegurada a ser gerada pela Usina Salto, pertencente a nossa controlada Rio Verde Energia S.A.. O valor da venda acordado é de R$ 130,00 MWh.

Iniciamos as obras da Usina Salto em junho de 2007. O início de sua operação está previsto para dezembro de 2009, o que contribuirá de forma substancial para a oferta de energia, essencial para um ciclo prolongado de desenvolvimento do país. Dentre as atuais perspectivas para o setor energético, destacamos que finalizamos o estudo da bacia remanescente de Rio Verde e estamos em fase de execução de projeto básico, e ressaltamos ainda que se encontra em negociação a nossa participação em outro projeto já leiloado pela ANEEL, e que se encontra em fase de consecução de licenças ambientais.

No setor rodoviário, merece destaque a operação de compra de 50% de participação adicional na Econorte e OSR, finalizada em 21/11/07. Esta concessão está atualmente em seu décimo primeiro ano de operação, com parte significativa de seus investimentos já realizados e com seus procedimentos administrativos e operacionais totalmente consolidados, o que deve reverter em bons resultados à nossa companhia. O aumento de nossa participação na Econorte é um sinal claro de que a TPI acredita na segurança jurídica e no respeito às cláusulas dos contratos de concessão no país.

O ambiente econômico propício resultou no crescimento médio de 8,2% no volume de veículos equivalentes em nossas rodovias. Em termos financeiros, todas as companhias aplicaram os reajustes contratuais que eram previstos para 2007, e considerando o desempenho consolidado das mesmas, os incrementos de tráfego e a tarifa tivemos um aumento de 12,7% na arrecadação de pedágios.

O ano de 2007, para o setor rodoviário, foi marcado pela reabertura do mercado de concessões à oportunidades de novos negócios, tanto nas esferas estaduais como federal. Consideramos este somente um primeiro passo na retomada de concessões de estradas ao setor privado. O processo de expansão do setor rodoviário ocorre conjunturalmente num ambiente econômico favorável, marcado pelo crescimento do país, pela oferta de crédito e pelo aumento da renda da população. Neste contexto, os processos licitatórios têm se caracterizados pelo acirrada competição entre os principais players do mercado, que num primeiro momento, diante de poucas oportunidades de crescimento através de novos negócios, apresentaram propostas comerciais com descontos arrojados.

O compromisso da TPI com seus acionistas e sua vocação para o mercado de concessões ficou evidenciado no fato de termos participado de todos os lotes das rodovias federais leiloados em 2007. Os valores por nós ofertados foram baseados em nossa experiência operacional, visando, principalmente, a convicção de proporcionar retorno adequado aos nossos investidores. Analisamos diversos cenários, resultantes das diversas matrizes de tráfego possíveis, sob a ótica dos riscos técnicos e operacionais, investimentos necessários, estrutura operacional e financeira, sob a ótica da criação de valor para nossos acionistas e estamos absolutamente convictos de que preços inferiores resultariam em riscos desproporcionais às oportunidades de retorno apresentadas.

Aguardamos a expectativa de que governos estaduais estudem formas de aproveitar o cenário econômico favorável, buscando efetuar melhorias em suas malhas rodoviárias a uma tarifa módica aos usuários. Sem dúvida, o ano de 2008 será marcado por importantes avanços na infra-estrutura logística brasileira, atrelados principalmente em concessões rodoviárias. Em nossas expectativas, somente neste ano 2.739 quilômetros de estradas serão repassados à iniciativa privada, só para falar nas vias federais. Considerando os 1.993 quilômetros previstos para o primeiro semestre de 2009, este número poderá chegar a 4.732 quilômetros de vias federais.

Além dos projetos federais, os governos dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais também deram importantes passos nesta direção. Em todos os casos, esta iniciativa ganha especial contorno no que diz respeito à melhoria da infra-estrutura logística, por se tratarem de vias localizadas em regiões de destacado peso econômico, o que se reflete em maior tráfego regional de mercadorias.

O anúncio da segunda fase do Programa de Concessões de Rodovias do Estado de São Paulo foi feito recentemente pelo governador José Serra. Este programa vem obtendo grande êxito em prover uma malha viária de boa qualidade que, ao contrário do programa federal, deverão ser leiloadas com a cobrança de outorga e pelo critério de menor tarifa, beneficiando o Estado e o usuário final.

Em 23/01/08 o Governo de Minas Gerais abriu ao setor empresarial e à sociedade em geral o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) referente a 7.000 quilômetros de rodovias, que deverão ser licitadas no segundo semestre de 2008.

Mais uma vez reafirmamos nossa vocação para agregar valores provenientes da operação de ativos de infraestrutura e estamos confiantes na nossa estratégia de diversificação de atuação nas áreas de energia e portuária, além da rodoviária, e afirmamos que a TPI continuará preparada para aproveitar todas as oportunidades que surgirem. Essas e outras ações ratificam nosso compromisso com o crescimento através da adição de valor aos nossos acionistas e parceiros e do investimento em tecnologia de ponta. Ratificamos pautar nossos trabalhos pela filosofia de crescimento por meio de capacitação técnica, profissional e gerencial e por princípios éticos “ , conclui.

A TPI - Triunfo Participações e Investimentos S.A. é constituída com base em negócios diversificados e detém concessões nas áreas de gestão de rodovias, atividade portuária e geração de energia elétrica, distribuídas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Atualmente a TPI é a quarta maior operadora de concessões rodoviárias do país, considerando a receita de pedágio das rodovias, concedidas à iniciativa privada. A TPI é uma empresa de capital aberto desde 05 de dezembro de 2002 (através de debêntures). Passou a ter suas ações negociadas em Bolsa de Valores em 23 de julho de 2007. A única classe de ações da TPI é negociada no Novo Mercado da Bovespa sob o código TPIS3. || Site: www.tpisa.com.br/ri.

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