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24/11/2017 - 06:28

Telefónica faz balanço dos objetivos para 2020

Em Workshop Global de Energia e Mudanças Climáticas.

Empresa avança em eficiência e consumo energético deve ser reduzido em 34% por unidade de tráfego em apenas um ano. Telefónica já é 44% renovável e deve chegar a 100% até 2030. No Brasil, empresa registra 25% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis e estima elevar este índice para 61% já em 2020.

São Paulo — A Telefónica realiza, de 22 a 24 de novembro(quarta a sexta-feira), em Foz do Iguaçu-PR, o 8º Workshop Global de Energia e Mudanças Climáticas, que reúne as áreas de operações, meio ambiente, compras, finanças e tecnologia de 17 países e também de seus parceiros tecnológicos. O evento acontece pela primeira vez no Brasil em reconhecimento às contribuições da operação brasileira para o cumprimento os Objetivos Globais de Energia e Câmbio Climático do Grupo, com metas para aumento da eficiência energética, redução das emissões de carbono e utilização de energias renováveis. O desafio global é reduzir pela metade o consumo de energia por unidade de tráfego até 2030. A empresa também tem como premissa que 50% de seu consumo de energia seja proveniente de fontes renováveis até 2020, chegando a 100% até 2030. Em âmbito global, o uso de energia renovável da Telefônica já chega a 44%.

A operação brasileira responde por 25% da energia utilizada pelo grupo e é considerada fundamental para o cumprimento das metas de eficiência, energia renovável e baixa emissão de carbono. No Brasil está a maior rede de telecomunicações da empresa, com mais de 97,6 milhões de acessos na operação fixa e móvel. A empresa já registra 25% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis no País e estima elevar este índice para 61% até 2020, considerando-se a compra direta de energias renováveis, obtida no mercado livre ou geração distribuída com energia solar.

Para a redução do consumo, a empresa investe, principalmente, na modernização da sua rede, com a implantação de tecnologia avançada e equipamentos de maior capacidade, como por exemplo os utilizados nas tecnologias GPON e IMS, ambas com maior capacidade de informação e igual ou menor consumo. A expectativa da empresa é que, com o aumento da eficiência, o consumo seja reduzido em 34% por unidade de tráfego em apenas um ano. “A Telefônica possui mais de 20 iniciativas voltadas para o consumo sustentável ligado às questões energéticas no País. Entre elas está o Free cooling, projeto que consiste na adaptação do sistema de climatização das centrais telefônicas para a captação do ar, com maior aproveitamento da temperatura externa. São 91 prédios da empresa no Brasil que contam com a solução, com ganho de eficiência de aproximadamente 30% nas instalações”, diz Eduardo Navarro, presidente executivo da Telefônica Brasil.

Conectividade e baixo carbono — Com um negócio que contribui com a economia de baixo carbono a partir da conectividade e da transformação digital que possibilita mudanças nos padrões de consumo, a Telefônica mantém em sua operação o desafio de reduzir em pelo menos 5% as emissões de gases poluentes. Grande parte da pegada é proveniente do consumo de energia em sua rede de telecomunicações, e deve ser positivamente impactado com a redução do consumo pela empresa. Estudos internacionais ainda demonstram que até 2030, a redução de emissões da entrega dos serviços de Telecomunicações, por exemplo com serviços que reduzem a necessidade de deslocamentos e consequentemente emissões de gases e uso de combustíveis, chegará a ser nove vezes maior do que as emissões de suas operações. O monitoramento das emissões segue as diretrizes do GHG Protocol, com metodologia desenvolvida pela FGV. Desde 2012, o inventário da Telefônica é contemplado com o Selo Ouro de melhor classificação aplicável nesta plataforma, o que reflete o nível de confiabilidade dos dados.

Reconhecimento —Pelo quarto ano consecutivo, a Telefônica foi reconhecida como líder global no combate às mudanças no câmbio climático, figurando na chamada “The Climate A List” elaborada pela Carbon Disclosure Project (CDP). A entidade relaciona anualmente as empresas que se destacam por suas iniciativas a favor do clima. O ranking é composto por 106 companhias em todo o mundo.

A Telefônica Vivo — A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 97,6 milhões de acessos (3T17). A operadora atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B – banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), voz fixa e móvel e TV por assinatura. A empresa está presente em 4,1 mil cidades, sendo mais de 3,9 mil com rede 3G e mais de 2 mil com 4G, segmento em que é líder de Market Share. A operadora ainda oferece o 4G+, internet duas vezes mais rápida que o 4G. No segmento móvel, a Vivo tem 74,6 milhões de clientes e responde pela maior participação de mercado do segmento (30,8%) no país, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T17). Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 21 países, 344,5 milhões de acessos, 125,9 mil colaboradores e receita de 52,0 bilhões de euros em 2016.

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