Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2008 - 09:57

Simbiose no mercado de trabalho da construção civil

Profissionais de outras áreas vêem aumentar vagas para atender a demanda do setor imobiliário.

Na onda do boom imobiliário, que registrou ampliação do crédito em 100,7% em 2007, setores diretamente ligados ao mercado registraram crescimentos exorbitantes. O número de empregados na construção civil saltou de 806 mil em 2006 para 872 mil no ano passado em seis regiões metropolitanas – aumento de 8,2% nos últimos doze meses, segundo o Dieese. O nível de empregabilidade também subiu em áreas como a montagem de maquetes, engenharia, decoração e arquitetura. Mas a alta da demanda por residências no ano passado não trouxe vantagens somente para profissionais ligados diretamente ao setor.

O cenário positivo influenciou segmentos de outras áreas. “É o caso do marketing, administração, publicidade, recursos humanos, tecnologia da informação, entre outros”, explica Sheila Corrêa, Gerente de Marketing do Universo Imobiliário (www.unimob.com.br) – portal de Internet voltado para esse ramo. No caso do Unimob, web-designers, administradores, programdores, profissionais da área de marketing, jornalistas e analistas de sistemas foram favorecidos. “São profissionais que atuam indiretamente no mercado, mas que são de extrema importância para a continuidade do crescimento do setor”, observa.

Sheila salienta que o fenômeno verificado em diversos segmentos ocorre por causa da forte influência da construção civil na economia nacional. “Se uma construtora lança um novo empreendimento, ela vai precisar divulgar, beneficiando assim empresas de publicidade, assessorias de imprensa e mídias como jornais, revistas e portais de Internet”, destaca. Para ela, “os profissionais dessas áreas ganham por oferecer serviços e produtos que o setor da construção civil não é capaz de resolver sozinho”.

Entretanto, Sheila pondera que o serviço prestado deve ter um patamar mínimo de exigência. “Apesar da grande demanda, o mercado está atento ao profissionalismo e só contrata serviços terceirizados de fornecedores com qualidade”, ressalta. Ela cita o exemplo do Unimob, que surgiu a partir da constatação da procura de usuários em pesquisar imóvel pela internet para a compra, além da necessidade de dicas e informações relevantes sobre o assunto. “O maior diferencial do Unimob está no filtro de pesquisa, que é rápido e inteligente. O usuário pode encontrar o imóvel que deseja em apenas três cliques”, completa.

Os desafios dos profissionais que atuam indiretamente no mercado são basicamente os mesmos daqueles que estão atuando no mercado específico: oferecer produtos e serviços inovadores com qualidade que satisfaçam o cliente. As expectativas para o futuro também são animadoras. “O cenário é positivo e tende a permanecer assim de médio a longo prazo. Portanto, haverá boas oportunidades para quem tiver competência”, diz Sheila.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira