Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2017 - 08:46

173ª Reunião da OPEP na Áustria

Viena, Áustria — A 173ª Reunião da Conferência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) foi realizada em Viena, Áustria, no dia 30 de novembro de 2017(quinta-feira), sob a presidência de seu presidente, SE Khalid A. Al-Falih, Ministro da Energia, Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita e chefe da Delegação.

A Conferência felicitou SE Mustapha Guitouni, o novo ministro da Energia da Argélia; Ele eng. Diamantino Pedro Azevedo, o novo ministro dos Recursos Minerais e Petróleo de Angola; e SE major general Manuel Quevedo, o novo mnistro do Petróleo e Energia da República Bolivariana da Venezuela. A Conferência desejou-lhes todo o sucesso em suas novas posições.

A Conferência agradeceu aos seus predecessores no cargo: SE Noureddine Boutarfa, da Argélia, um arquiteto-chave da decisão tomada em Argel em setembro de 2016 que lançou as bases para a "Declaração de Cooperação"; SE José Maria Botelho de Vasconcelos, que liderou com diligência e diligência a delegação angolana desde outubro de 2008; e SE Dr. Nelson Martinez e Eng. Eulogio Del Pino, que ambos serviu este ano no Comité Ministerial de Acompanhamento Conjunto (JMMC). A Conferência agradeceu profundamente o contributo que cada um fez ao trabalho da Organização.

A Conferência deu as boas-vindas a Mustafa A. Sanalla, presidente da NOC da Líbia, bem como observadores da OPEP não-o excelentíssimo senhor Eng. Tarek El Molla, ministro do Petróleo e Recursos Minerais do Egito, e o Sr. Japarguly Orazov, Vice-presidente da Turquia Turkmen Oil Concern Concern. A Conferência reiterou o valor que atribui ao contínuo diálogo e cooperação com outros países produtores de petróleo para ajudar a alcançar a estabilidade no mercado de petróleo.

A Conferência analisou o relatório do secretário-geral, os progressos realizados na histórica "Declaração de Cooperação", bem como o relatório e as recomendações feitas pelo JMMC, cujo trabalho foi apoiado pelo Comitê Técnico Conjunto (JTC) e pela Secretaria da OPEP, e que foi configurado para monitorar a conformidade com os ajustes voluntários de produção feitos pelas 24 nações participantes na OPEP e na OPEP. Além disso, a Conferência considerou o relatório do Conselho da Comissão Econômica, bem como diversos assuntos administrativos.

A Conferência tomou nota das evoluções do mercado de petróleo desde a última vez que se reuniu em Viena em 25 de maio de 2017 e analisou as perspectivas do mercado de petróleo para o restante de 2017 e 2018. Observou que as previsões de crescimento econômico global melhoraram desde maio, com expectativas para 2017 e 2018 agora em 3,7%. Além disso, a demanda global de petróleo tem sido robusta com revisões ascendentes desde maio, com crescimento da demanda de petróleo agora acima de 1,5 milhão de barris por dia (mb / d) para 2017 e 2018.

Também é evidente que o reequilíbrio do mercado aumentou desde maio, com o excesso de ações da OCDE caindo para cerca de 140 milhões de barris (mb) acima da média de cinco anos em outubro, uma queda de quase 140 mb desde maio. Além disso, o crude no armazenamento flutuante também caiu significativamente durante esse período. Apesar deste sucesso, a Conferência reiterou que era vital que os níveis de estoque fossem atraídos para níveis normais.

Em consonância com as decisões tomadas em suas 171ª e 172ª Reuniões, a Conferência decidiu alterar os seus ajustes de produção para entrar em vigor para todo o ano de 2018 de janeiro a dezembro de 2018, assegurando simultaneamente uma conformidade completa e atempada.

Em vista das incertezas associadas principalmente à oferta e, em certa medida, ao crescimento da demanda, pretende-se que, em junho de 2018, a oportunidade de novas ações de ajuste será considerada com base nas condições de mercado prevalecentes e nos progressos alcançados no reequilíbrio do mercado de petróleo naquela hora.

Ao aceitar essa decisão, os países membros confirmaram o foco contínuo em um mercado de petróleo estável e equilibrado, tanto para os produtores como para os consumidores. Os países-membros continuam empenhados em ser confiáveis ??e confiáveis ??fornecedores de petróleo e produtos para mercados globais.

A Conferência agradeceu a todos os países membros da OPEP, bem como aos países não pertencentes à OPEP que participam da "Declaração de Cooperação", pelo seu compromisso, conforme refletido nos níveis de conformidade sem precedentes aos ajustes voluntários da produção.

A Conferência agradeceu profundamente ao JMMC, ao JTC e à Secretaria da OPEP pelo seu empenho contínuo e valioso no fornecimento da transparência necessária para alcançar a implementação plena e atempada da "Declaração de Cooperação".

A Conferência também reconheceu o papel crucial desempenhado pelos países participantes não-OPEP na "Declaração de Cooperação". A este respeito, enfatizou a importância da 3ª Reunião Ministerial da OPEP e da OPEP que ocorreria no final da tarde de 30 de novembro de 2017 na Secretaria da OPEP.

A Conferência também congratulou-se com o diálogo positivo e as interações técnicas que evoluíram entre todas as Partes para institucionalizar ainda mais a "Declaração de Cooperação". Isso inclui oficinas recentes relacionadas à COP 23, perspectivas de petróleo estreitas dos EUA, bem como a 2ª Reunião Técnica da OPEP da OPEP e Países Produtores não-OPEP em 27 de novembro.

A Conferência elegeu SE Suhail Mohamed Al Mazrouei, Ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos como Presidente da Conferência por um ano, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2018, e SE Major General Manuel Quevedo, Ministro do Petróleo e Energia da República Bolivariana da Venezuela como Presidente substituto, pelo mesmo período.

A Conferência homenageou o ex-presidente da Conferência, SE Khalid A. Al-Falih, e o presidente da JMMC em 2017, SE Issam A. Almarzooq, pela liderança exemplar e as principais contribuições que fizeram para a sucesso da "Declaração de Cooperação".

A Conferência nomeou Eng. Hugo Patricio Larrea Cabrera, Governador do Equador para a OPEP, como Presidente do Conselho de Governadores para o ano de 2018 e Sr. Justo Camilo Gopegui Nchuchuma, Governador Ad-hoc da Guiné Equatorial para a OPEP, comopPresidente Suplente no mesmo período.

A Conferência decidiu que a próxima Reunião Ordinária se reunirá em Viena, Áustria, em 22 de junho de 2018.

A Conferência expressou sua sincera gratidão ao Governo e ao povo da República da Áustria, bem como às autoridades da cidade de Viena, que acolheu mais de 100 Conferências Ministeriais da OPEP, pela hospitalidade calorosa e excelentes arranjos para a reunião .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira