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05/12/2017 - 05:43

52% dos colaboradores do banco Itaú participam ou já participaram de atividades de voluntariado, aponta Censo

Dados demonstram que programa estruturado de voluntariado empresarial aumenta o engajamento das pessoas em ações dentro e fora da organização.

53% dos colaboradores do Itaú participam ou já participaram de atividades de voluntariado. Entre estes, 46% continuam participando e 62% estão dispostos a realiza-las no curto prazo. A constatação é do “Censo de Voluntariado Itaú”, realizado pelo Itaú Social e Officina Sophia com uma amostra de 2.088 funcionários de todo o País para investigar o nível de adesão a esse tipo de ação.

Os dados do Censo foram comparados aos da pesquisa “Opinião do Brasileiro sobre Voluntariado”, realizado em 2014 pelo Itaú Social e Datafolha, com 2.024 pessoas em 135 municípios, para verificar a percepção da população nacional sobre a atividade voluntária. Esse levantamento apontou que 28% dos brasileiros participam ou já participaram de atividades de voluntariado, 11% continuavam engajados e 43% estariam dispostos a realizar ações no curto prazo.

“A comparação dos dados demonstra a importância das empresas para estimular e promover ações voluntárias. Um programa de voluntariado empresarial estruturado aumenta o engajamento das pessoas em ações dentro e fora da organização”, diz Cláudia Sintoni, especialista em Mobilização Social da Fundação Itaú Social, uma das instituições responsáveis pela coordenação do programa de voluntariado do banco Itaú.

“Os dados do Censo nos deram direcionamento para pensarmos ações adequadas aos contextos dos diferentes países e cidades em que estamos presentes, considerando as necessidades locais e as motivações e dificuldades apontadas pelos funcionários para se engajarem ao voluntariado”, explica Claudia Sintoni.

Engajamento — Entre os 52% dos colaboradores que indicam já ter participado desse tipo de ação, 46% continuam atuando. Destes, 69% realizam trabalhos em iniciativas externas (não propostas pela empresa) voltadas à educação (45%), lazer e recreação (39%) e cultura (30%), entre outras. Entre os pesquisados nacionais que continuavam atuantes, 24% participam de ações na área de educação; 17% em lazer e recreação, e 16% em cultura.

A falta de tempo e dificuldade em conciliar horários são os principais motivos que levam ao afastamento ou a não participação nas atividades, ainda que haja disposição para ajudar o próximo. Por isso, além do perfil dos colaboradores, é necessário conhecer suas motivações e limitações para o desenvolvimento de estratégias adequadas.

As respostas obtidas no Censo indicam que há mais motivação para participação em atividades realizadas em local próximo ao trabalho (39%); que envolva habilidades que eles já possuem (16%) e que agreguem novos conhecimentos (11%). Metade deles se interessa em participar de ações sociais que atendam crianças, 21% em práticas voltadas para adolescentes e 23% aos idosos. Demonstram ainda predisposição para outras formas de contribuição, como doações em dinheiro ou materiais (roupas e calçados).

Para Claudia, os programas de voluntariado empresarial podem estimular ações de curta duração como estratégia de incentivo, especialmente para os iniciantes. Permitir a participação de convidados, como familiares e amigos, também contribui para ampliar a adesão. Segundo a especialista, é fundamental que as informações cheguem aos colaboradores de maneira consistente e regular e, para isso, os canais internos de comunicação precisam ser bem explorados. Tanto no Censo quanto na pesquisa nacional, o acesso às informações aparece como elemento essencial para despertar e manter o interesse na participação de ações sociais.

Voluntariado Itaú Social — As áreas do banco interessadas em realizar ações de voluntariado contam com assessoria da equipe do Itaú Social para viabilizar suas propostas voltadas ao desenvolvimento e promoção da educação pública. São oferecidas também oportunidades de atuação em ações estruturadas pelo próprio Itaú Social, assim como a participarem do programa Itaú Criança, realizando oficinas de mediação de leitura em organizações sociais.

Em 2017 foi realizada a 1ª Semana de Ação Voluntária Global, que envolveu mais de 2.600 colaboradores e convidados no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai em iniciativas que beneficiaram cerca de 5.700 crianças, adolescentes e suas famílias. Entre as atividades propostas estão a revitalização de infraestrutura das organizações sociais, com reforma, pintura, implementação de sala de leitura, construção ou ampliação de hortas; mediação de leitura para crianças; oficina para jovens e familiares sobre uso consciente do dinheiro; e dinâmicas e jogos para estimular a reflexão dos jovens sobre a influência da educação na renda e na empregabilidade futura.

Os documentos completos: . Censo de Voluntariado Itaú – https://we.tl/V4QRoYqMDD |. Perfil do Voluntário no Brasil -- http://bit.ly/2fKF8O4

Mais dados sobre voluntariado empresarial no Brasil: (fonte: Censo 2016 – Centro Brasileiro de Voluntariado Empresarial – http://www.cbve.org.br/wp-content/uploads/Relatorio-Censo-CBVE-2016.pdf).

Principais segmentos de atuação: construção civil, serviços financeiros, setor elétrico, transporte.

Área responsável pelo desenvolvimento das ações: .Rresponsabilidade social – 43,9% |. RH – 18,8%|. Comunicação e marketing – 12,5% | Área específica – 8,3%.

Principais áreas focais das ações: . Educação e geração de renda | .Assistência social | .Desenvolvimento comunitário |. Meio ambiente | .Saúde | .Arte e cultura.

81,25% têm ações alinhadas ao objetivo estratégico da empresa. | 87,5% mantêm sistema de gerenciamento | 67% têm comitês de voluntariado | 87% realizam capacitação dos voluntários | 75% das ações são realizadas fora do horário comercial.

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