Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2008 - 10:25

Tecnologia e conhecimento em açúcar, etanol e energia

CTC – Centro de Tecnologia Canavieira terá cursos à distância para profissionais do setor sucroalcoooleiro. Exclusivamente desenvolvidos para as associadas ao órgão, cursos interativos abrangem colheita mecanizada, extração de caldo, geração de vapor, balanço energético, fabricação de açúcar, fermentação e outros

Piracicaba – O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira – anunciou na última sexta-feira, o lançamento de um programa de cursos à distância, destinados ao aprimoramento de profissionais e à capacitação de mão-de-obra nas unidades produtoras de açúcar, etanol e energia. Principal órgão de fomento tecnológico ao setor sucroalcooleiro do Brasil e um dos mais importantes do mundo, o CTC inicia agora uma “era digital” de compartilhamento do conhecimento acumulado em quase 30 anos de atividades, inclusive estudos atuais, com suas cerca de 200 empresas associadas.

De acordo com o diretor de mercados e oportunidades do CTC, Osmar Figueiredo Filho, também coordenador do projeto educacional, os cursos serão interativos (e-learning), previamente gravados em único ambiente de Internet com o emprego de recursos multimídia. Uma biblioteca virtual de suporte aos internautas também será disponibilizada.

Inicialmente, a programação contará com sete modalidades de cursos – colheita mecanizada, corte manual; descarga, alimentação, preparo de cana e extração do caldo; geração de vapor; turbinas a vapor e balanço energético; fabricação de açúcar; e fermentação para a produção de álcool. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] .

Segundo Figueiredo, o programa de cursos à distância do CTC foi elaborado de maneira simples e objetiva, visando a atingir todos os perfis profissionais do setor. “As aulas estão divididas em módulos com carga horária que varia de acordo com o tema”, explica Figueiredo. “O CTC considera o aperfeiçoamento profissional fundamental neste momento de expansão do setor e a educação à distância é um modelo ideal para otimizar o tempo dos participantes e reduzir os custos das empresas”, complementa o executivo.

O evento de lançamento dos cursos foi transmitido ao vivo pela Internet, com uma palestra proferida pelo professor-doutor Silvio Aparecido dos Santos.

Os cursos à distância do CTC: • Colheita mecanizada – Visa a atender uma demanda atual das associadas quanto à formação de operadores de máquinas colhedoras, mecanizadas. Abrange desde a operação até a manutenção dos equipamentos.

• Coordenador de corte manual – A ênfase principal está nos conhecimentos gerais sobre o trabalho, de maneira a capacitar os participantes para liderar equipes dedicadas à correta execução do corte manual de cana.

• Descarga, alimentação, preparo de cana e extração de caldo – Os participantes receberão fundamentos técnicos para procedimentos de segurança e controle de equipamentos empregados produção de açúcar e etanol.

• Geração de vapor – Oferecerá informações básicas sobre a geração de vapor nas caldeiras, como parâmetros físicos do processo, conceitos de saturação e superaquecimento, eficiência de combustão e especificações para tratamento de água.

• Turbinas a vapor e balanço energético – Módulo focado em conceitos de produção e utilização de energia elétrica nas usinas a partir da biomassa de cana-de-açúcar.

• Fabricação de açúcar – Seis módulos dedicados a processos de tratamento de caldo, com ênfase em remoção de impurezas, classificação, purificação, qualidade e eficiência na produção de açúcar. Temas como concentração e cristalização, centrifugação e secagem também compõem o curso.

• Fermentação – Valoriza os requisitos e especificações desse processo, além de técnicas aplicáveis à manutenção das leveduras de alta vitalidade para a produção de etanol com boa produtividade e custos reduzidos.

Centro de Tecnologia Canavieira - Situado no município paulista de Piracicaba, o CTC é mantido por cerca de 200 unidades produtoras de açúcar e álcool e atende em torno de 12 mil fornecedores de cana. O CTC mantém estações experimentais nos Estados de SP e BA. Recentemente, foram abertas unidades regionais em pontos estratégicos das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, com o objetivo de otimizar o atendimento às unidades produtoras associadas.

O CTC desenvolve pesquisas nas áreas industrial, logística e agronômica, incluindo Plantio e Colheita Mecanizada, Biotecnologia, Controle Biológico de Pragas, Muda Sadia, Geoprocessamento, Imagens de Satélites, Cartas de Ambiente de Produção, Produção de Açúcar e Álcool e Geração de Energia.

Atualmente, o CTC mantém diversos programas de pesquisas em andamento. De seus estudos surgiram, por exemplo, as variedades nacionais de cana-de-açúcar dotadas dos melhores índices de produtividade, brotação de soqueira, teor de sacarose e resistência a doenças e pragas. Com cerca de 300 pessoas envolvidas em sua atividade, o CTC atua decisivamente para manter o Brasil na vanguarda mundial da produção de açúcar, etanol e energia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira