Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2017 - 07:20

"SERGIO Rodrigues — Designer"

Com texto de Baba Vacaro.

Livro será lançado dia 14 de dezembro (quinta-feira), na loja Dpot e busca contextualizar a produção do designer no cenário de modernização do móvel brasileiro e internacional e apresentar um recorte dessa produção sob a perspectiva do desenho.

São Paulo — O livro "Sergio Rodrigues/Designer" será lançado no dia 14 de dezembro(quinta-feira). Não se trata de uma biografia de Sergio, tampouco de um catálogo raisonné. Organizado por Baba Vacaro - que também assina os textos - e Fernando Mendes, e com ensaio fotográfico de Fernando Laszlo, a obra pretende contextualizar a produção de Sergio Rodrigues no cenário de modernização do móvel brasileiro e internacional e apresentar um recorte dela sob a perspectiva do desenho, agrupando alguns conjuntos de soluções de projeto segundo seus principais aspectos formais e construtivos. (Fotos abaixo: Poltrona Diz e Sergio Rodrigues).

Quando desenhou a poltrona Mole, um ícone do design, Sergio Rodrigues contava que ao desenhá-la rabiscou também um boneco largado, deitado no móvel. Imediatamente pensou: "Isso vai dar certo", porque percebeu que o boneco estava "contente" lá dentro. Essa pequena passagem condensa a forma como o designer trabalhava: criava personagens e imaginava histórias para cada peça, que pouco a pouco se apropriavam do produto, o qual era então redesenhado à luz dessas criações. Essa maneira curiosa de criar é mais uma faceta da figura singular que foi Sergio Rodrigues. (Na foto, Poltrona Mole).

Nesse contexto, o livro "Sergio Rodrigues / Designer", da BEĨ Editora, aborda a importância do conhecimento que o designer detinha dos meios de fabricação e de representação, os detalhes construtivos, o móvel no espaço arquitetônico e também a presença da figura humana que, além de proporcionar a percepção da escala da peça, representa a intenção do designer, indica o "modo de usar", sugere a ambiência e, muitas vezes, propõe uma narrativa que vai além do produto.

Sergio se definia como um desenhista de móveis de madeira, mas sua abordagem, que unia intuição e afetividade à investigação de questões de uso, forma e adequação ao espaço arquitetônico, fez dele um designer no sentido pleno do termo.

1ª Edição – BEĨ Editora | Organização I Baba Vacaro e Fernando Mendes | Texto: Baba Vacaro| Edição bilíngue: Português e inglês | Tradução Anita Di Marco e Ann Puntch| Ensaio Fotográfico: Fernando Laszlo | 146 páginas| ISBN I 978-85-7850-119-8| Preço de capa: R$ 120,00.

Lqançamento no dia 14 de dezembro (quinta-feira), das 18h às 21h, no Dpot - Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 479. Aberto ao público.

Perfil 1 A palavra BEĨ "um pouco mais", em tupi – define com precisão o espírito de quem busca superar limites em cada projeto que executa. Desde sua fundação, a BEĨ Editora vem se diferenciando pela originalidade das suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEĨ organiza as plataformas Arq.Futuro, hoje o mais significativo fórum de discussão sobre o futuro das cidades, e Por quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado. |www.bei.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira