Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2008 - 08:31

Lexmark destaca importância do Plano Continuidade de Negócios

São Paulo – A Lexmark, provedora de soluções em imagem e impressão, adotou em agosto de 2006 o Plano de Continuidade de Negócios (PCN) desenvolvido pela Sion People Center. Para a empresa, tal investimento teve como objetivo preservar a integridade dos sistemas de tecnologia da empresa e também a de seus colaboradores e funcionários.

“É importante que as empresas encarem o Plano de Continuidade como um investimento. Eu o comparo ao seguro de um carro: mesmo que as pessoas prefiram nunca precisar acioná-lo, é imprescindível possuir um”, justifica Ricardo Rodrigues, diretor de Recursos Humanos da Lexmark International do Brasil.

Localizada na Vila Olímpia, a empresa esteve em alerta durante o blecaute de 4 de Março (quando uma falha em subestação de energia afetou 24 bairros de São Paulo e alguns municípios metropolitanos). “Caso a energia elétrica não fosse restabelecida no prazo de duas horas, estávamos preparados para acionar contingência a qualquer momento”, explica Ricardo Rodrigues, diretor de RH da empresa.

O passo seguinte, conforme detalha o executivo, seria repassar o alerta aos líderes de cada área da empresa, previamente designados no PCN e responsáveis por operações críticas: eles se dirigiriam para o alternate site da Sion, no qual 10 posições de atendimento estão reservadas. “A retomada das operações, confirmada em testes prévios, acontece em até três horas”, estima Rodrigues.

Uma das atividades críticas é a desenvolvida pela área de Administração de Vendas. “Esta área é responsável por todo o fluxo comercial interno, desde o registro de pedidos, análise de preço, até a emissão de notas fiscais, portanto consideramos crucial a continuidade dessas operações”, ressalta.

Como funciona um alternate site - Quando um evento não-programado ocorre – emergências como blecaute energético, enchentes, falta d’água, incêndios, greves, entre outros – impedindo que funcionários e colaboradores permaneçam no espaço da companhia, existe a possibilidade de deslocar pessoas-chave responsáveis por operações críticas na empresa para um espaço alternativo. Assim como os funcionários, também são transportados os dados necessários para a continuidade dos trabalhos.

Também chamado de sala de contingência, o alternate site conta com o que existe de mais moderno em infra-estrutura tecnológica, acesso físico, disponibilidade de energia elétrica e climatização.

Cada uma de suas posições de atendimento da Sion People Center dispõe de microcomputadores, sistemas de segurança e de telefonia de última geração, reproduzindo integralmente as condições de trabalho de uma empresa.

O acesso aos dados é feito de maneira remota, através de um link dedicado. Dessa forma, os colaboradores têm disponível as mesmas informações das quais se utilizariam na sua própria estação de trabalho.

Periodicamente, as próprias empresas que contratam o alternate site realizam testes-surpresa, com o objetivo de treinar seus funcionários designados para se deslocar no caso de eventos não-programados. Dessa forma, fica comprovada a eficiência da manobra de emergência e o curto tempo de retomada das operações.

Perfil da Lexmark - A Lexmark International, Inc. (NYSE: LXK) é uma empresa americana que facilita a troca das informações entre o mundo digital e o do papel, tanto para as empresas quanto para consumidores. Desde a sua fundação em 1991, a Lexmark tornou-se líder no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de soluções em impressão e imagens para clientes em mais de 150 países. A Lexmark divulgou receita de US$ 4,97 bilhões em 2007.

Sion People Center - A Sion People Center® é uma empresa focada em serviços de alta disponibilidade e continuidade de negócios. Inaugurada em setembro de 2005, é a pioneira na América Latina neste segmento. Trata-se de um centro de contingência no qual as empresas podem continuar normalmente suas operações em casos de Eventos não programados.

Ao longo dos seus dois anos de atuação, a SION acumula experiência e expertise no atendimento de clientes preocupados com a adequação às normas e orientações regulatórias locais e internacionais como Sarbanes Oxley, Basiléia II, Resolução 3380 do BACEN, PQO da BM&F, entre outras.

Em seu portifólio de serviços, além da continuidade de negócios e planos de contingência, oferece consultoria nas áreas de Gestão de Riscos, Governança de TI, Segurança da Informação e Serviços Profissionais de TI.

Com escritórios próprios em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Sion People Center®, através de alianças estratégicas está apta a atender clientes globais no Brasil, América do Norte, América Central, Ásia e Europa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira