Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2017 - 06:59

Termelétrica Mauá III completa 60 dias de operação

E conta com soluções Siemens para geração eficiente de energia em ciclo combinado. A usina foi concebida pela Andrade Gutierrez para a Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão. Com capacidade de gerar 583 MW, a planta é uma das maiores usinas a gás natural da região amazônica.

Em setembro, entrou em operação a Usina Termelétrica Mauá III, localizada em Manaus. A responsável pela construção, montagem e operação da planta é a Andrade Gutierrez, a serviço da Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão (Amazonas GT), situada no distrito industrial de Manaus, Amazonas, subsidiária da Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras S/A.

A Siemens foi contratada pela Andrade Gutierrez para o fornecimento de turbinas a gás e a vapor para a usina, por sua expertise em soluções avançadas e sustentáveis para a geração de energia. A Siemens forneceu duas turbinas a gás e uma turbina a vapor, que possibilitam operação em ciclo simples e em ciclo combinado, que é mais eficiente e limpo, permitindo maior confiabilidade na geração, por se tratar de uma energia gerada junto ao centro de consumo.

A planta tem capacidade para gerar 583 MW, sendo 187,5 MW cada turbina a gás (ou seja, 375 MW no total) e 208 MW a turbina a vapor, o que fará dela uma das maiores usinas a gás natural da região amazônica.

"A conclusão desta planta é motivo de satisfação para a Andrade Gutierrez pelo importante papel que a mesma representa para a região Norte do país e para o Sistema Interligado Nacional. Ressalta-se o espírito colaborativo entre a AG e a Siemens na implantação do projeto, fator chave para o sucesso do empreendimento.", enfatiza o diretor de desenvolvimento de negócios da Andrade Gutierrez, Daniel Breanza.

"A utilização de equipamentos de alta eficiência, otimizados para a operação a gás, resultam em visíveis reduções de emissões, possibilitando níveis de poluentes abaixo dos limites exigidos para a operação", reforça o gerente geral do projeto na Siemens, Karl Armond.

A Siemens também fornecerá recursos para a Operação e Manutenção da planta. O projeto é o primeiro contrato da área de Serviços da empresa no Brasil para uma planta deste porte. "Estamos felizes em oferecer à região soluções mais sustentáveis para a geração de energia. Este tipo de geração é mais eficiente e reduz consideravelmente o impacto ambiental pelo uso do gás natural, uma vez que, com sua entrada em condição operacional, várias pequenas centrais térmicas acionadas por óleo combustível poderão deixar de operar", exalta o CEO da divisão Power and Gas da Siemens, Armando Juliani.

Ricardo Pascotto, Gerente de Empreendimento da AG ressalta a importância do projeto para a região: "Atualmente os 375 MW disponíveis pelas turbinas a gás, atenderão aproximadamente 30% do sistema elétrico de Manaus e, quando do início do ciclo combinado, este número sobe para 45% de participação mostrando a importância do empreendimento para o desenvolvimento da região", afirma.

O empreendimento também reduz a dependência do Sistema Interligado Nacional (SIN), provendo maior confiabilidade e estabilidade ao sistema elétrico de Manaus, aproveitando os recursos energéticos disponíveis da região (gás natural).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira