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03/04/2008 - 08:38

Especialista do Grupo Negrini mostra os entraves da fraude no mercado de seguros

O advogado Leonardo Mendonça, do escritório Negrini Advogados Associados, disse em entrevista ao Seguro em Pauta, da Funenseg, que “a fraude pode afetar os negócios de uma seguradora, com reflexos na vida dos consumidores”. “Além disso”, explica o advogado, “a seguradora prejudica a sua credibilidade perante os seus clientes e traz sérios prejuízos à saúde financeira dessas empresas, que gastam verbas consideráveis para combater à fraude”.

Outros fatores decorrentes da fraude são: elevação dos custos da operação do seguro e restrição dos benefícios do seguro pela parte menos favorecida da sociedade. No processo de investigação, Leonardo Mendonça, explica, que “a sindicância deve ser realizada de maneira objetiva e cautelosa. Os indícios devem ser materializados por meio de documentos que convençam as autoridades públicas da prática de fraude contra o seguro, declarações de testemunhas, perícias e consultas a órgãos supostamente emissores dos documentos que instruíram os processos de sinistros, entre outros”. A intenção é levar toda a documentação já devidamente completa para que os envolvidos sejam efetivamente punidos o mais rápido possível, com o fim de evitar a prescrição dos crimes cometidos.

O especialista irá participar do II Seminário Seg News – A Fraude no Setor de Seguros, cujo objetivo principal é trocar experiências sobre o tema. “O mercado vem tentando coibir a fraude por meio de sindicâncias e perícias, contratando escritórios de advocacia que acompanham os desdobramentos das ações penais que apuram a responsabilidade dos envolvidos nas fraudes. O setor também vem realizando campanhas de conscientização para a sociedade, com a divulgação de cartazes e folhetos explicativos e ilustrativos sobre o tema. Além disso, as seguradoras estão disponibilizando sistemas de controle gerenciais, com a finalidade de detectar e prevenir determinadas situações indicativas de fraude, e estão criando programas de combate à fraude, com o desenvolvimento de centrais para o recebimento de "denúncias", concluiu.

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