Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2017 - 06:50

Prêmio Carpress 2017 anuncia seus vencedores nas 12 categorias

Volkswagen é grande ganhadora, incluindo Grande Prêmio e Melhor Carro, com o novo Polo; Renault vence Comercial e Ação de Vendas, com o Kwid.

A primeira edição do Prêmio Carpress já tem os vencedores em suas 12 categorias. Exatamente um ano após o site Carpress anunciar a intenção de organizar uma premiação própria, o Volkswagen novo Polo é anunciado como o vencedor do Grande Prêmio Carpress 2017.

O Polo também venceu na categoria Melhor Carro (até R$ 109.999), tendo sido finalista ao lado de Fiat Argo e Renault Kwid. Na categoria Melhor Carro Premium (a partir de R$ 110 mil), o vencedor foi o Audi A5 Sportback, que foi à final com Citroën C4 Picasso e Chevrolet Camaro SS.

Na categoria Melhor SUV, o ganhador foi o Chevrolet Equinox, finalista ao lado de Peugeot 3008 e Volvo XC60. Na categoria Melhor Picape, venceu a Nissan Frontier, que disputou com Mitsubishi L200 Triton Sport e Toyota Hilux Challenge.

Não foram premiados apenas veículos que continuam nas concessionárias, mas também os que estão deixando de ser vendidos – o Destaque Saudade foi o Volkswagen Fusca.

Também foram lembradas as boas práticas corporativas. Daí nasceu a ideia do Destaque Eficiência Energética, que ficou com a iniciativa da Toyota Hybrid House, um estande de 100 m² com atrações interativas em que era possível, por exemplo, conhecer o Prius, veículo híbrido mais vendido no mundo.

Investimentos em tecnologia também chamaram a atenção do júri do Prêmio Carpress. O destaque eleito foi a Estratégia Modular MQB, da Volkswagen, que marca uma nova era para veículos compactos, dando origem a quatro modelos completamente novos no mercado brasileiro, a começar pelo novo Polo e pelo sedã compacto Virtus, na fábrica Anchieta.

Os jurados também foram convidados a votar na categoria Melhor Comercial/Melhor Campanha Publicitária (TV/Web), e a marca que levou o título para casa foi a Renault, com o filme “Heróis”, do Renault Kwid, modelo que foi lançado no início de agosto (o filme pode ser visto aqui: www.youtube.com/watch?v=s0WbyDqgcvc).

Aliás, foi da Renault o único voto unânime dos jurados, na categoria Melhor Ação de Vendas, com a pré-venda do Kwid, em que era possível dar um sinal de R$ 1.000 parcelável em três vezes no cartão de crédito para garantir prioridade na compra do modelo.

Curiosamente um ex-Renault (onde era vice-presidente comercial desde 2010) foi eleito Executivo do Ano: Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, cargo que ocupa desde março de 2017.

O Carpress reservou ainda um espaço para o “voto direto”. Por meio da ferramenta de enquete do site, manteve por cinco dias uma votação on-line entre os nove finalistas nas categorias Melhor Carro (Fiat Argo, Renault Kwid e Volkswagen Polo), Melhor Carro Premium (Audi A5 Sportback, Citroën C4 Picasso e Chevrolet Camaro SS) e Melhor SUV (Peugeot 3008, Chevrolet Equinox e Volvo XC60). O vencedor foi o Peugeot 3008.

Quem votou — Na edição 2017 do Prêmio Carpress, votaram dez especialistas: Luís Perez (publisher do Carpress) e Wandick Donett (editor-executivo do Carpress), sendo os dois também designados membros do Comitê Gestor, mais oito jornalistas atuantes no segmento: Alex Ruffo (Speedway e Mega Motor), Antônio Meira Jr. (Correio), Eugênio Augusto Brito (UOL Carros), Flavio Silveira (Motor Show), Giu Brandão (MundoSobreRodas), Jorge Moraes (Auto Motor Nordeste), Marcelo Queiroz (Autopolis) e Ricardo Ribeiro (Agora SP), este último sucedido a partir de agosto por Fernando Pedroso, do mesmo veículo, em razão do desligamento de Ribeiro para cursar mestrado no exterior.

Como funcionou a votação — O Comitê Gestor compilou lançamentos de modelos e versões ao longo do ano, no período compreendido entre 1º de dezembro de 2016 e 30 de novembro de 2017. Os jurados foram orientados a só votar em automóveis que dirigiram. Automóveis que não foram avaliados por pelo menos um dos membros do Comitê Gestor tornavam-se automaticamente inelegíveis.

As categorias Melhor Carro, Melhor Carro Premium e Melhor SUV foram realizadas em duas rodadas, com três finalistas. As demais em eleição simples, com indicações feitas a partir de conversas com jurados, assessorias e executivos. O Comitê Gestor se reservou o direito de vetar indicações pouco convincentes.

A inspiração do prêmio — O prêmio foi criado logo após a obtenção do registro de marca do nome Carpress junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, obtido sete anos após ser requisitado. Antes, o site se chamava Interpress Motor.

Patrocínio - Desde abril de 2017, o Grupo ZF anunciou patrocínio à primeira edição do Prêmio Carpress. Um dos maiores fornecedores do setor automotivo no mundo, o Grupo ZF é líder global em drivelines e tecnologias de chassis, além de segurança ativa e passiva.

A companhia tem aproximadamente 137 mil colaboradores ao redor do mundo em cerca de 230 plantas em 40 países. Em 2016 alcançou vendas de aproximadamente € 35 bilhões e investe anualmente cerca de 5% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento, garantindo sucesso contínuo por meio do design e engenharia de tecnologias inovadoras.

O regulamento do prêmio prevê desde o início que não seria aceito patrocínio direto de fabricantes de automóveis. Já estão sendo iniciadas conversações com vistas ao patrocínio para o Prêmio Carpress 2018.

Assessorias de imprensa — Foram firmados desde o início bem-sucedidos acordos de “media partner” com as agências Printer Press e Textofinal, que ao longo do ano divulgaram todas as novidades a respeito da premiação.

Prêmio Carpress® 2018 — A edição 2017 do Prêmio Carpress foi considerada um sucesso pela organização e a edição 2018 já está sendo elaborada.

“Realizar uma primeira edição conjugando sobriedade com seriedade foi uma decisão extremamente acertada, a começar por não realizar evento em dezembro, mês suficientemente assoberbado”, afirma Luís Perez, publisher do Carpress. “Além disso, garantiu austeridade e independência necessárias a um prêmio neófito.”

“Conseguimos reunir um júri de primeiríssimo time e o resultado não poderia ser outro, senão o de um painel que, no final das contas, representa exatamente o que foi o ano de 2017 no mundo automotivo. Fiquei muito feliz com a forma como as coisas transcorreram”, diz Perez. “Quem vê o painel que foi a premiação parece ler a primeira página do jornal do dia em relação àquilo que foi o ano que termina”, complementa Wandick Donett, editor-executivo do Carpress.

Os vencedores, por categoria.: Grande Prêmio Carpress 2017: Volkswagen Polo | Melhor Carro:Volkswagen Polo |Melhor Carro Premium: Audi A5 Sportback |Melhor SUV: Chevrolet Equinox | Melhor Picape: Nissan Frontier |Destaque Saudade: Volkswagen Fusca | Destaque Eficiência Energética: Toyota Hybrid House |Destaque Tecnologia: Estratégia Modular MQB (Volkswagen) | Melhor Comercial (TV/Web): “Heróis” - Renault Kwid | Melhor Ação de Vendas: Pré-venda do Renault Kwid| Executivo do Ano: Gustavo Schmidt-Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil |Melhor Carro Escolha da Audiência: Peugeot 3008. | Premiações por fabricantes: Volkswagen: 5 | Renault: 2 | Audi: 1| Chevrolet: 1| Nissan: 1| Peugeot: 1| Toyota:.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira