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03/04/2008 - 09:04

Pierre Bourdieu é tema de revista da Editora Metodista

A Editora Metodista por meio do programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo lançou a 16ª edição da Revista Educação & Linguagem. Os alunos Ana Paula Hey e Décio Azevedo Marques, ambos da Metodista, e Afrânio Mendes Catani, da Faculdade de Educação (Graduação e Pós-Graduação) da USP, são os organizadores do dossiê deste número da Revista Educação & Linguagem: Pierre Bourdieu, o fazer sociológico e a reflexão acadêmica.

A obra tem por objetivo provocar o conhecimento da produção intelectual deste importante sociólogo e a apropriação de seu fazer sociológico, além de estimular a ultrapassagem da simples utilização tópica de suas noções. Pierre Bourdieu desenvolveu, ao longo de sua vida, mais de trezentos trabalhos abordando a questão da dominação e é, sem dúvida, um dos autores mais lidos em todo o mundo, nos campos da Antropologia e Sociologia, cuja contribuição alcança as mais variadas áreas do conhecimento humano, discutindo em sua obra temas como educação, cultura, literatura, arte, mídia, lingüística e política.

O dossiê é composto por artigos dos seguintes autores: O próprio Pierre Bourdieu, em texto, até este momento, inédito em português; Loïc Wacquant, da University of Califórnia-Berkeley e Pesquisador no Centre de Sociologie Européenne/EHESS (Paris); Telmo H. Caria, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto (Portugal); Afrânio Mendes Catani; Ana Paula Hey; e Décio de Azevedo Marques.

A revista também traz contribuições de Dirce Maria Falcone Garcia, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba com “A centralidade da noção de competências e a formação de professores: dos discursos oficiais e pedagógicos às apropriações dos professores”; de Evelise Maria L. Portilho, Peri Mesquida e Cláudio Oliver, os três do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-PR, com “Da Formação de Professores à condição de educador”; e de Cláudio Orlando Costa do Nascimento, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) com “Formação Continuada de Professores: uma reflexão sobre campo, políticas e tendências”.

O texto de encerramento deste número de Educação & Linguagem dá-se por meio da resenha escrita por Joaquim Gonçalves Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, sobre o livro de Arilene Maria Soares de Medeiros, recentemente publicado pela Editora Unijuí: “Administração educacional e racionalidade: o desafio pedagógico”.

Livro: 16 Educação & Linguagem: Pierre Bourdieu, o fazer sociológico e a reflexão acadêmica. | Edição 2007 | 220 páginas | R$ 22,00.

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