Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2008 - 09:12

Greve dos Correios no Brasil x Eleições na Itália

Roma autoriza Consulado do Rio a receber os votos dos italianos no estado.

Diante da greve dos Correios, que atinge 14 estados do Brasil mais o Distrito Federal, o Governo Italiano autorizou nesta quarta-feira, dia 02, o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro o recebimento em mãos dos votos dos italianos residentes no estado para as próximas eleições legislativas italianas dos dias 13 e 14 de abril.

A proposta foi apresentada presidente da Federação dos Imigrantes Italianos no Brasil e secretário executivo da ADIIB (Associação para o Desenvolvimento dos Imigrantes italianos no Brasil e América Meridional), Odilon de Barros, um dos doze candidatos ao Senado na corrida eleitoral pela América do Sul ao Consulado durante reunião com os candidatos cariocas, depois do anúncio de paralisação dos funcionários dos Correios ontem.

A partir de hoje, o Consulado está apto a receber em mãos as cédulas dos eleitores italianos que moram no Rio em sua sede na Av. Presidente Antônio Carlos, 40, no Castelo, das 9h às 16h. O eleitor poderá entregar além da sua cédula de votação, cédulas com votos de familiares, por exemplo, o que antes permitido não era permitido. O prazo limite para entrega é dia 10 de abril.

Segundo o Cônsul Geral no Rio, Ernesto Massimino Bellelli, a medida emergencial foi tomada devido à impossibilidade de envio das cédulas por correspondência através dos Correios, já que italianos residentes fora da Itália só podem votar por carta, visando garantir aos imigrantes e descendentes de italianos o direito ao voto.

O autor da proposta, Odilon de Barros, destaca ainda a preocupação dos candidatos com as conseqüências da greve repentina dos Correios que pode resultar na anulação de muitas cédulas devido a entrega depois da data limite estipulada.

- Não esperávamos por essa paralisação dos Correios, mas a solução para a questão foi rápida. Queremos assegurar ao eleitor não somente o direito ao voto como, também, garantir maior fidelidade no resultado final das eleições italianas comparada às efetivas intenções de votos. Além disso, apenas metade dos italianos residentes no País participa das eleições. Não podemos perder nenhum desses votos. – diz De Barros.

Mais informações sobre a entrega do voto e sobre as eleições na Itália, basta ligar para Consulado através do número (21) 3543-1329.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira