Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2008 - 09:17

Obras do sistema de esgoto do Recreio são iniciadas com dois anos de antecedência


O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, iniciou no dia 4 de abril (quarta-feira), as obras de construção da Linha Tronco Coletora de Esgotos do Recreio dos Bandeirantes. “É um marco na história do saneamento do estado e a realização de um sonho de toda a zona Oeste e da cidade do Rio de Janeiro”, definiu Cabral.

Também estiveram presentes o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, o secretário de Estado de Governo, Wilson Carlos, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, e o presidente do Departamento de Estradas e Rodagem, Henrique Ribeiro.

Com esta obra, que faz parte do Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes (PSBJ), a Nova Cedae antecipa em dois anos o processo de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no Recreio, via emissário submarino da Barra da Tijuca. “Até o final do ano, o emissário lançará 1.500 litros de esgoto por segundo”, informa o governador. Nesta primeira fase, 70 mil habitantes serão beneficiados. Com a implantação total do sistema, o número aumenta para 120 mil.

“A obra será concluída em no máximo 15 meses. Em paralelo, está sendo construída a Elevatória de Esgotos do Recreio, que será a central do novo sistema de esgotamento sanitário da região. A atual Estação de Tratamento de Esgoto futuramente será desativada, eliminando o lançamento de esgoto no Canal das Tachas. Deixarão de ser lançados no canal, na primeira fase de implantação, aproximadamente 300 litros por segundo de esgoto, que serão encaminhados ao emissário submarino da Barra da Tijuca”, afirma o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Com a implantação total do sistema, prevista para o final de 2010, mediante investimento de R$ 70 milhões, cerca de 1200 mil litros de esgoto por segundo deixarão de ser lançados nos canais e lagoas da região e serão encaminhados ao Emissário Submarino da Barra da Tijuca. “Em 60 dias, a elevatória de Marapendi também estará apta para conectar os 50 maiores condomínios da Barra ao emissário”, garante Victer.

A tubulação (tronco), cuja instalação está sendo iniciada, foi projetada com diâmetro de um metro e com 8,5 quilômetros de extensão, em material de polietileno de alta densidade, que dará maior confiabilidade e velocidade na execução da obra. As redes coletoras possuirão tubulações de diâmetros de 150 a 300 milímetros, com extensão de aproximadamente 26 mil metros. “Após a conclusão da obra, os condomínios terão um mês para se conectarem. Após o prazo, as licenças ambientais mas mini-estações de tratamento dos condomínios serão canceladas”, explica Minc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira