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05/01/2018 - 08:15

Comércio do Rio de Janeiro vendeu 2% a mais no Natal de 2017


Aumento em relação a 2016.

As vendas do comércio varejista da Cidade do Rio de Janeiro no Natal registraram um aumento de 2% em relação ao ano passado, de acordo com o Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que ouviu cerca de 500 estabelecimentos comerciais.

Os produtos mais vendidos foram roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios, celulares, perfumaria/beleza e bijuterias. A forma de pagamento mais utilizada foi o cartão de crédito parcelado, cartão de débito, crediário e cartão de loja parcelado.

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, “as vendas do Natal correspondem a cerca de 30% do faturamento anual da maioria dos segmentos do comércio. Pode-se dizer que elas garantem o fôlego do setor para enfrentar os três primeiros meses do ano, período de desaquecimento da atividade comercial que coincide com pesados custos fixos do consumidor como pagamentos de impostos, as matrículas e o material escolar. E o resultado de 2% nas vendas do Natal foi preocupante quando se considera todo esse cenário.

Estratégia comercial — Ainda segundo Aldo Gonçalves, o comerciante fez a sua parte. Planejou e organizou-se. Comprou tecnicamente produtos desejados com preço e quantidades adequadas. Investiu no treinamento da equipe para vender mais e conquistar novos clientes. Além disso, realizou todo o tipo de promoção, liquidação e descontos para estimular as vendas.

Há espaço para melhorar a performance varejista — “Mas todas essas ações não foram suficientes. Os motivos desse desempenho foram a crise financeira do Estado, com pagamento do funcionalismo atrasado, desordem urbana com os camelôs invadindo a cidade, o recrudescimento da violência e o desemprego . Tudo isso desestimulou o consumidor e influenciou bastante no movimento”, conclui Aldo.

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