Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/01/2018 - 07:00

Petrolíferas brasileiras terão vantagem com negociação em yuan

A partir do dia 18 de janeiro de 2018, e pela primeira vez, a Bolsa de Xangai "precificará" petróleo em yuan.

São Paulo — As empresas e os investidores brasileiros terão mais uma alternativa ao dólar americano ao negociar petróleo. Isso por que a Bolsa de Xangai começará, a partir do dia 18 de janeiro de 2018(quinta-feira), a oferecer contratos futuro de petróleo em yuan – moeda chinesa também conhecida como Renmimbi (RMB).

"A Bolsa de Tokyo já tentou o mesmo, isto é, negociar petróleo em moeda japonesa, mas a iniciativa não prosperou. A Bolsa chinesa sabe que não será uma tarefa fácil gerar liquidez e volume para negociar petróleo no mercado futuro de Xangai, embora a China seja o maior importador mundial do commodity. Por isso, adotou um ineditismo, que é a possibilidade de o comprador, que não confia no RMB, poder fazer mais uma conversão por meio de um contrato futuro de RMB para ouro", explica Hsia Hua Sheng, professor de Finanças Aplicadas da FGV EAESP.

Com o novo sistema, as "petrolíferas brasileiras poderão optar entre vender seu produto em dólar americano, como é de praxe nesse mercado mundial, ou em RMB. Ou seja, na moeda que lhe for mais lucrativa no momento da transação", diz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira