Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2008 - 09:33

IBGC anuncia novo Conselho

Novos conselheiros nomeiam Mauro Rodrigues da Cunha como presidente do Conselho de Administração do Instituto.

O IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa anuncia o resultado da eleição para presidente e vice-presidentes do Conselho de Administração e conselheiros. O novo comando do Instituto foi eleito pelos associados, que hoje somam mais de 1.100 integrantes. Cerca de 70% dos associados participantes votaram pela Internet, seguido por votos via fax e presencial.

Mauro Rodrigues da Cunha é o novo presidente do Conselho de Administração do IBGC. Gilberto Mifano e João Pinheiro Nogueira Batista são os novos vice-presidentes do Conselho, formado ainda por Alberto Emmanuel Whitaker, Eliane Aleixo Lustosa, Fernando Soares Mitri, João Verner Juenemann, Paulo Diederichsen Villares e Ronaldo Camargo Veirano.

O novo presidente do Conselho acredita que o IBGC vive uma importante transformação, já que o tema governança corporativa ganhou relevância graças ao expressivo crescimento do mercado de capital. "Em 2008, um dos desafios do Instituto será aumentar a sua capilaridade para disseminar os ideais da boa governança entre novos grupos interessados no tema", destaca.

Nos últimos quatro anos, o Conselho do Instituto foi comandado pelo economista José Guimarães Monforte, cujo trabalho foi marcado pela elaboração e implementação da agenda temática e de projetos como os Cadernos de Governança Corporativa, o Código de Conduta e as Cartas Diretrizes. Monforte também comandou a mudança de sede do Instituto, um dos marcos do crescimento do IBGC.

Mauro Rodrigues da Cunha - Presidente do Conselho - Economista formado pela PUC-RJ. Atualmente, é sócio da Mauá Investimentos. Já ocupou o cargo de diretor de investimentos da Franklin Templeton Investimentos e de sua antecessora, a Bradesco Templeton Asset Management (BTAM). Cunha ainda registra passagens pela Morgan Stanley Asset Managment, Deutsche Morgan Grenfell, Bank of Latin America Private Equity e Banco Pactual.

Gilberto Mifano – Vice-presidente do Conselho: Administrador de empresas. É diretor geral (CEO) e diretor de relações com investidores da Bovespa Holding S/A, diretor geral da Bolsa de Valores de São Paulo, diretor geral da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, membro do board da WFE (World Federation of Exchanges), conselheiro fiscal do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e conselheiro (fundador) do Instituto Nacional dos Investidores (INI).

João Pinheiro Nogueira Batista – Vice-presidente do Conselho: Economista. É presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Relação com Investidores – IBRI. Já exerceu diversas funções em setores públicos e empresas privadas, com destaque para Ministério da Fazenda, Radiobrás, Ministério da Indústria e Comércio, Dresdner Bank Group e Petrobras.

Alberto Emmanuel Whitaker – Conselheiro: Advogado e administrador. Passou a integrar, em 2006, a diretoria do MASP, Museu de Arte de São Paulo, e o Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo.

Elaine Aleixo Lustosa – Conselheira: Economista. Integra o Conselho de Administração do Banco Privado Português (BPP). Também foi vice-presidente de finanças e controle do Grupo Abril e diretora financeira e de investimentos do fundo de pensão dos funcionários da Petrobras.

Fernando Soares Mitri – Conselheiro: Engenheiro e empresário. É ex-presidente da IBM Brasil, ex-vice-presidente da IBM Latin America e ex-presidente da CertiSign Certificadora Digital.

João Verner Juenemann – Conselheiro: Administrador e contador. É conselheiro de administração e membro do Comitê de Auditoria do Banrisul.

Paulo Villares – Conselheiro: Engenheiro. Já ocupou os cargos de presidente da diretoria e presidente do Conselho de Administração de Indústrias Villares S/A e das demais empresas do Grupo Villares.

Ronaldo Camargo Veirano – Conselheiro: Advogado. Comanda, atualmente, o escritório Veirano Advogados. Foi sócio-fundador e administrador do escritório de advocacia Baker e McKenzie, no Rio de Janeiro.

Perfil do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - Fundado em 27 de novembro de 1995, o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa é considerado a principal referência e o único órgão do País com foco no desenvolvimento das melhores práticas em governança corporativa.

Com mais de 1.100 associados, o IBGC é uma entidade sem fins lucrativos de atuação nacional. Promove palestras, fórum de debates, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e materiais. As atividades têm por objetivo disseminar o conceito de governança e incentivar o melhor desempenho das organizações.

O IBGC contribui assim para o desempenho sustentável das organizações e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade. | Site: www.ibgc.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira