Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2008 - 09:43

CIEE lança curso para Aprendiz em Telemarketing

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) lança um novo módulo para o Programa Aprendiz Legal: a capacitação em telesserviços. Jovens de 16 a 24 anos interessados em se candidatar a vagas de aprendiz em telemarketing e empresas do setor que desejam capacitar seus futuros profissionais já podem procurar a unidade do CIEE mais próxima.

O objetivo do novo curso é atender à demanda de mão-de-obra capacitada para um mercado que não pára de crescer. Dados da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) apontam crescimento de 11%, no número de trabalhadores do setor no fechamento de 2007, quando 750 mil pessoas atuavam na área, ante 675 mil no fechamento do ano anterior, em todo o País. O faturamento do segmento chegou a R$ 4,5 bilhões no ano passado.

O setor de telemarketing é também apontado como a principal porta de entrada de jovens sem experiência no mercado de trabalho. "Como abraçamos a causa do aprendiz, estamos sempre atentos às oportunidades que se apresentam para auxiliá-los a se inserir no mercado de trabalho", diz Denise Salamani, gerente do Programa Aprendiz Legal do CIEE. Segundo ela, a criação do curso de Telesserviços não beneficia apenas os jovens, mas também as empresas que tem a oportunidade de formar profissionais com a qualificação necessária para o seu negócio, dentro dos valores de sua organização, e ainda contar com os incentivos fiscais da lei.

Crescimento contínuo - A contratação de aprendizes por empresas parceiras do CIEE cresceu 122% em 2007. Parte desse aumento se deve ao cumprimento da Lei 10.097/2000, que obriga as empresas de médio e grande porte a contratar aprendizes, entre 14 e 24 anos, que correspondam a cotas entre 5% e 15% do quadro de colaboradores qualificados. Outro fator que retrata esse crescimento é a conscientização por parte das empresas de que contratar aprendizes é uma excelente opção de formação de recursos humanos. O Programa Aprendiz Legal é uma parceria que soma a expertise pedagógica da Fundação Roberto Marinho à capilaridade nacional e à competência do CIEE em capacitação e inclusão de jovens para o mercado de trabalho. A união de esforços data de abril do ano passado e já mostra bons resultados. O total de jovens inseridos em programas de aprendizagem pelo CIEE saltou de 3.500, no final de 2006, para 7.770 em dezembro do ano passado. Neste primeiro trimestre, o número de aprendizes em treinamento já ultrapassou a casa dos 9 mil aprendizes em 2.115 empresas parceiras.

O programa mescla uma carga horária de aprendizado prático remunerado na empresa, com aulas teóricas ministradas pelo CIEE, de acordo com a área de atuação do aprendiz. Atualmente, o CIEE oferece capacitação nas modalidades Auxiliar de Vendas (varejo), Práticas Bancárias, Auxiliar Administrativo, Práticas Desportivas (golfe e tênis) e o recém-lançado Telesserviços. Os jovens e as empresas interessados em participar do Programa Aprendiz Legal podem obter mais informações e se cadastrar no site www.ciee.org.br

Perfil do CIEE - Fundado há 44 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos. Nessas quatro décadas, já inseriu por meio do estágio quase sete milhões de jovens estudantes no mercado de trabalho, contando com a parceria de 220 mil empresas e órgãos públicos. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica para o estágio: a Lei 6.494/77 e seu decreto de regulamentação (87.497/82).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira