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03/04/2008 - 09:57

Pedágio do trecho oeste do Rodoanel pode aumentar trânsito em SP em curto prazo

A vitória do Consócio Integração na concessão do trecho oeste do Rodoanel foi muito celebrada por trazer um deságio de 61% no valor da cobrança do pedágio, além de permitir a viabilização da construção do trecho sul. De fato, isso é uma boa notícia para os usuários, que pagarão menos do que o projetado para utilizar os seus 32 km. Além disto, a concessão permitirá o financiamento do trecho sul do Rodoanel, que será fundamental para retirar os caminhões de passagem de dentro da cidade de São Paulo a partir de 2010.

No entanto, até lá, o motorista paulistano deverá se preparar para a eventualidade do trânsito sofrer um aumento causado pela cobrança do pedágio a partir do último bimestre de 2008. Hoje em dia, o Rodoanel é utilizado em grande escala pelos moradores de Osasco, Carapicuíba, Barueri e entornos (incluindo Alphaville) para fugir do trânsito das marginais. Além disto, boa parte dos caminhões oriundos do Sul do país com destino ao interior do estado e norte do país (e vice-versa), passaram a ter uma excelente opção para contornar o trânsito da cidade de São Paulo com a abertura do trecho oeste. Segundo fontes da Secretaria dos Transportes Metropolitano, 30% da frota de caminhões passaram a utilizar essa via de escape, deixando de circular dentro da cidade.

Com o início da cobrança no Rodoanel, parte desses veículos de passageiros e desses caminhões voltará a circular pelas marginais para evitar a cobrança. Em particular, os caminhoneiros autônomos, que representam aproximadamente 50% da frota de caminhões no Brasil. Eles tentarão ao máximo evitar a cobrança, sobretudo quando trafegarem no caminho de volta sem carga. Isto se deve ao fato que o frete em geral não inclui o reembolso do pedágio no trecho de volta, só no de ida.

Vale a pena notar que nas grandes metrópoles internacionais que contam com rodoaneis não é cobrado pedágio justamente por temer desincentivar o trânsito de caminhões por eles. Um exemplo é o caso da Francilienne, que contorna Paris e que é gratuita, apesar de todas as auto-estradas que chegam nela serem pedagiadas.

Assim sendo, em curto prazo, a cobrança do pedágio no trecho oeste deve ter um efeito negativo no trânsito. Isso só será superado com a entrada em funcionamento do trecho sul a partir de 2010, que trará benefícios significativos para o trânsito de São Paulo.

. Por: Olivier Girard, diretor de Transporte, Infraestrutura e Logística da Trevisan Consultoria e especialista no setor automobilístico.

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