Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Novo Honda CR-V 2007 chega totalmente reestilizado


Visual renovado e estréia de equipamentos de luxo e segurança valorizam ainda mais a terceira geração do sport-utility.

Imagine todo o conforto dos melhores sedãs da Honda aliado à robustez e durabilidade típica dos utilitários produzidos pela marca. Essa era uma utopia há pouco mais de dez anos, mas tornou-se realidade quando a primeira geração do Honda CR-V foi lançada, em outubro de 1995 – a chegada ao País ocorreu em março de 2000.

Em janeiro de 2007, mais um capítulo da história de sucesso do CR-V no Brasil terá início. Pouco mais de três meses depois de ser lançado no Japão – as vendas em seu país de origem tiveram início em 13 de outubro –, a terceira geração do Honda CR-V, apresentada em outubro no Salão Internacional do Automóvel, chega às concessionárias nacionais, que terão o modelo à disposição em 10 de janeiro com o preço mais competitivo da categoria: R$ 123.000,00.

Conceito - Pensar em uma combinação de conforto e robustez tão perfeita e ao mesmo tempo complexa foi o desafio dos engenheiros que projetaram o primeiro Honda CR-V, e continua sendo o compromisso dos responsáveis pelo atual projeto, que chega à terceira geração no momento de maior sucesso do segmento de utilitários de uso urbano no mundo.

Ícone da categoria, o CR-V mostra números que falam por si. Em mais de 11 anos de mercado, suas vendas já superam a marca de 2,5 milhões de unidades em mais de 160 países. Credenciais não faltam ao carro que trouxe uma nova visão de conforto, espaço interno, visual imponente e, ao mesmo tempo, praticidade para viagens longas e curtas e para o dia-a-dia na cidade.

Na sigla CR-V (Comfortable Runabout Vehicle), a palavra Runabout significa “correr para todos os lados” e, para este modelo, tem o sentido específico de versatilidade — das condições e finalidades de uso até o estilo de vida dos seus proprietários. Pode ser funcional, prático e confortável e, ao mesmo tempo, arrojado e divertido. É um veículo para uso diário e que pode, ainda, enfrentar adversidades em ruas, rodovias ou estradas rurais.

Completamente renovado, ele traz novidades de sobra e incorpora novos itens de segurança e conforto que tornam sua relação custo/benefício ainda mais vantajosa.

Carroceria redesenhada - A primeira novidade fica por conta do visual, totalmente modificado em relação à versão anterior. Da grade dianteira cromada à nova tampa do porta-malas, que agora abre verticalmente (a anterior tinha abertura lateral) e não abriga mais o estepe, deslocado para o porta-malas, tudo é novo.

O pára-choque ganhou visual mais arrojado, e a linha de cintura elevada contrasta com o desenho suave do teto, conferindo mais esportividade ao utilitário sem comprometer o espaço interno – que está ainda melhor. A traseira ganhou um visual mais limpo sem o estepe, e a abertura da tampa do porta-malas está mais prática. O CR-V ainda ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegadas – as anteriores eram de 16 polegadas – com pneus de medida 225/60.

Em função do reposicionamento do estepe, a maior diferença nas medidas do veículo foi em relação ao comprimento, que diminui de 4,55 m para 4,52 m.

A largura do modelo foi aumentada de 1,78 m para 1,82 m, enquanto a altura baixou de 1,71 m para 1,68 m, demonstrando a vocação mais esportiva sem comprometer o espaço na cabine.

Conforto - A cabine do CR-V é um exemplo da versatilidade do utilitário. O desafio era projetar um interior que tivesse, ao mesmo tempo, o espaço das minivans e o acabamento diferenciado dos melhores sedãs, sem esquecer da durabilidade de materiais típica dos SUVs.

Com esse compromisso, a Honda projetou um habitáculo funcional e ao mesmo tempo acolhedor. Além da grande área envidraçada, o teto solar garante a iluminação do interior, que conta com encostos de cabeça e cintos de três pontos para os três ocupantes do banco traseiro.

A alavanca da transmissão foi reposicionada e está localizada no painel central. O volante possui ajuste de altura, profundidade e controles de som e de cruzeiro. Para total conforto dos ocupantes, há ainda vidros, travas e retrovisores elétricos. No painel central é possível operar tanto o rádio AM/FM com o CD Changer para seis discos, agora compatível com MP3/WMA e com entrada para iPod, além do ar-condicionado automático digital dual-zone, que possui ajustes para motorista e passageiro separadamente.

O novo Honda CR-V também conta com painel black-out com computador de bordo, que traz informações como consumo médio e instantâneo, temperatura externa, hodômetro total e parcial A e B, autonomia, indicação de porta aberta (na cor âmbar) e fechada (cor azul).

Há espaço para todo tipo de objeto e funcionalidade total: o porta-luvas duplo possui duas pequenas portas, e há um espelho panorâmico na frente para uso dos ocupantes, que também contam com suporte de copos no console central dianteiro e traseiro. Esse, por sinal, é um dos itens de maior versatilidade do novo CR-V. Bipartido, o banco traseiro pode ser deslocado 15 cm para frente.

Segurança: um compromisso - Uma extensa lista de itens de segurança ativa e passiva assegura a tranqüilidade de todos a bordo da terceira geração do Honda CR-V, como os airbags duplos frontais para motorista e passageiro. Os freios ABS (Anti-lock Braking System) evitam o travamento das rodas e contam com sistema EBD (Electronic Brake Distribution) para distribuir a força de frenagem de maneira uniforme, evitando que o carro “puxe” para um dos lados em freadas fortes. Há ainda o VSA (Vehicle Stability Assist), que atua diretamente no controle da estabilidade do veículo.

A traseira conta com brake-light e pára-choques com os chamados “olhos de gato”, que refletem a luz e tornam o automóvel mais visível durante a noite. A chave possui talhamento especial e imobilizador. Além disso, o modelo conta com alarme e fechamento centralizado das portas.

Motor e transmissão - O Honda CR-V 2007 é equipado com o novo motor 2.0 litros, de alumínio, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft – simples comando de válvulas no cabeçote) i-VTEC, que chega a 150 cv de potência a 6.200 rpm e possui torque de 19,4 kgfm a 4.200 rpm.

A transmissão agora é de cinco velocidades e conta com sistema Grade Logic Control, que auxilia no gerenciamento do desempenho mais adequado aos movimentos solicitados do veículo, controlando a mudança de marchas de acordo com a situação.

O Honda CR-V traz o modo de sobremarcha Overdrive (dispositivo utilizado para multiplicar a rotação de saída da caixa de transmissão, fazendo com que a última marcha fique mais “longa”), que padroniza o torque e não permite ultrapassar a terceira marcha. Este sistema, que pode ser desativado por meio de um botão localizado na extremidade da alavanca de mudança de marcha, é indicado em rodovias e é automaticamente selecionado ao ser acionada a ignição. Caso o motorista queira manter a transmissão em marchas mais reduzidas, no tráfego intenso, ladeiras ou estradas sinuosas, poderá desativar o modo sobremarcha através do botão D3.

Direção e suspensão - O sistema de direção com assistência elétrica (EPS) do Honda CR-V é progressivo, oferecendo maior segurança às manobras, independentemente da velocidade do veículo. Montado sobre a plataforma de sedã, o modelo possui sistema de suspensão independente nas quatro rodas, que favorece a dirigibilidade, sobretudo em situações que exijam maior estabilidade.

A suspensão dianteira do tipo McPherson oferece respostas rápidas, proporcionando estabilidade em curvas acentuadas e maior contato dos pneus com o solo. Já na traseira, o modelo vem equipado com o sistema Double Wishibone, que prioriza a estabilidade sem abrir mão do conforto.

O modelo conta ainda com o exclusivo sistema de tração 4WD Real Time (em tempo real), criado para eliminar as conhecidas desvantagens da tração integral convencional, como maior consumo de combustível, altos níveis de ruído e vibrações, maior peso e dificuldade de adaptação ao ABS (Anti-lock Braking System ou sistema de freios antitravamento).

Para proporcionar ao motorista a dirigibilidade de um automóvel de passeio, na maior parte do tempo o CR-V utiliza apenas a tração dianteira. Em terrenos molhados, escorregadios ou acidentados, quando é preciso maior aderência, a tração nas quatro rodas passa a agir automática e imediatamente, assegurando estabilidade e segurança.

Outra vantagem do sistema 4WD Real Time é que, ao contrário dos convencionais, ele desativa automaticamente durante as frenagens, permitindo a atuação do ABS/EBD.

O Honda CR-V possui 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem, está disponível nas cores preta e prata e seu preço público sugerido é R$ 123.000,00 com frete incluso (Base Estado de S.Paulo). Os clientes podem obter informações sobre a concessionária mais próxima pelo telefone 0800 701 3432.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira