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04/04/2008 - 09:22

Gourmet Show 2008 traz novas propostas para o mercado food service

À frente do evento que reunirá profissionais de cozinha e estudantes de gastronomia, o chef Laurent Suaudeau pretende destacar a importância da execução das receitas.

O rigor na execução dos pratos é a principal lição que o chef Laurent Suaudeau vai transmitir aos participantes do Gourmet Show 2008 – a competição promovida paralelamente à Fispal Food Service que tem por objetivo destacar novos talentos e contribuir para o desenvolvimento do mercado de alimentação fora do lar no Brasil. “Mesmo receitas simples ganham muito com uma execução cuidadosa, que inclui boa organização do plano de trabalho, busca constante da ‘verdade’ do prato, molhos com textura correta e acompanhamentos à altura do resultado que se pretende”, diz ele.

Laurent volta à coordenação do evento, depois de três anos, entusiasmado com a proposta. “O Gourmet Show é uma referência e já deu uma contribuição muito grande para o mercado”, afirma o chef francês que está no Brasil desde 1980, tendo se especializado em sabores e receitas tipicamente brasileiras, executadas com o rigor das técnicas culinárias da França.

O Gourmet Show 2008 - patrocinado pela Nova Schin - reunirá profissionais da cozinha e estudantes de gastronomia na próxima Fispal Food Service, que será realizada entre os dias 23 e 26 de junho em São Paulo, no Expo Center Norte. Antes, nos dias 28 e 29 de maio, serão realizadas duas eliminatórias, nas quais serão escolhidos os 20 restaurantes que vão concorrer na final, sendo cinco em cada um dos temas propostos para a competição – Gourmet Carne (patrocinado pela Marfrig), Gourmet Pasta (patrocinado pela Adria), Gourmet Sanduíche (patrocinado pela Marfrig) e Gourmet Sobremesa. Os vencedores vão receber prêmios em dinheiro. As inscrições para as eliminatórias podem ser feitas até o dia 15 de maio, pelo tel. 3234-7725 ou pelo e-mail [email protected]

Além dos profissionais, equipes de quatro faculdades de gastronomia também participarão da competição, concorrendo a um workshop de dois dias com o chef Laurent, aprendendo a confeccionar um menu-degustação com produtos típicos do Brasil, a ser servido a um grupo de jornalistas especializados.

De acordo com Stephanie Mayorkis, diretora de Publishing e Projetos Especiais da Brazil Trade Shows Partners (BTSP), empresa promotora dos eventos, o Gourmet Show, em seus 12 anos de existência, vem contribuindo para disseminar novas técnicas e produtos, levando aos operadores do food service as tendências do mercado. “É uma oportunidade para troca de experiências e para que profissionais realmente criativos e comprometidos com a qualidade se destaquem”, afirma.

Seminário - Segundo ela, a volta do chef Laurent à coordenação da competição ampliará a repercussão do evento e contribuirá para agregar ainda mais qualidade aos concursos. “Nossa proposta é estender o raio de ação do Gourmet Show e o primeiro passo será o seminário sobre novas técnicas de cozinhas que realizaremos no próximo dia 15 de maio”, explica.

O seminário “Novas Tecnologias e Processos para um Show de Aroma e Sabor”, que será realizado no Centro Brasileiro Britânico, apresentará as mais recentes técnicas de operação de uma cozinha profissional, utilizando equipamentos de tecnologia avançada que otimizam o trabalho nos restaurantes, aproveitando melhor o sabor dos alimentos e elevando a rentabilidade da casa.

A Feira - Mostrando o que há de mais novo em sabores, produtos, equipamentos e serviços para o mercado de alimentação fora do lar, a Fispal Food Service 2008, patrocinada pela Ultragaz e pela TAM, é a única feira da América Latina que atinge todos os segmentos do food service (bares, restaurantes, padarias, empresas de refeições coletivas, hotéis, hospitais e outros estabelecimentos que oferecerem alimentos prontos para consumo). A 24ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar deve superar os resultados do ano passado, quando teve 1.200 expositores e recebeu a visita de milhares de profissionais.

A expectativa, segundo Marco Antônio Mastrandonakis, diretor de Feiras da BTSP, é baseada no desempenho desse mercado, que desde 2004 vem crescendo em média 15% ao ano. “Já temos um milhão de empresas atuando nesse setor, que tem participação crescente no orçamento alimentar dos brasileiros. Além disso, estamos passando por um processo de amadurecimento, com a entrada de investidores institucionais de grande porte”, afirma.

Promoção - A Fispal Food Service é promovida pela Brazil Trade Shows Partners (BTSP), empresa que adquiriu a Fispal e a Dipemar em 2007, duas das principais promotoras de feiras do setor de alimentos e bebidas do País. A BTSP é uma companhia de investimentos formada pelo fundo de investimentos em participações DLJ South American Partners e pelo empresário e publicitário Flávio A. Corrêa, que preside a empresa.

Seminário: Novas Tecnologias e Processos para um Show de Aroma e Sabor, dia 15 de maio, das 14h às 18h, no Centro Brasileiro Britânico, Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros | São Paulo – SP. Inscrições: Tel.: (11) 3234-7725 | E-mail: [email protected] | Valor: Até 30 de abril, R$ 280,00 (profissionais) e R$ 180,00 (estudantes). | partir desta data: R$ 320,00 e R$ 200,00.

Fispal Food Service 2008.: 24ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar, dia 23 a 26 de junho, das 13h às 21h, no Expo Center Norte - São Paulo, Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – São Paulo (SP)

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