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04/04/2008 - 09:41

Multicoisas adota sistema de compras flexível

Franqueados e consumidores ganham com a negociação de preços

Para oferecer aos seus clientes um mix de quatro mil itens a um preço competitivo, a rede Multicoisas, empresa especializada em produtos para reparos domésticos, comerciais e bricolagem, conta um sistema estruturado de compras organizado pela Rede Forte, central de distribuição da empresa, localizada no município de Osasco, na grande São Paulo.

Nesse sistema, dois tipos de operações funcionam paralelamente em prol da conquista do menor preço. O primeiro departamento, conhecido como CIC - Central Integrada de Compras, é responsável por 20% dos negócios. As cotações são feitas como em uma bolsa de valores, adaptando as ações em mercadorias.

A central levanta com os fornecedores o orçamento e analisa o preço mais oportuno, tendo em vista a venda e a entrega direta às lojas franqueadas, modalidade conhecida como pedido direto e usada quando a rede prefere pulverizar a negociação entre fornecedores e franqueados, proporcionando um preço competitivo pelo montante de compras de toda a rede.

Já a segunda operação, denominada Inter-franquias - ITF, efetua 80% das compras, feitas em grande escala pela central Rede Forte, o que propicia um desconto maior. “Os produtos são recebidos, separados e armazenados no próprio centro atacadista da empresa, que eletronicamente recebe os pedidos das lojas, faz a separação, a embalagem do item a granel e todo o processo logístico para as unidades da rede de todo o país”, explica o diretor de produtos da Multicoisas, Claudionor José Nazareth.

Segundo o diretor de marketing e expansão da Multicoisas, Luis Henrique Stockler, o objetivo é flexibilizar o sistema de compras. “A cada nova negociação a rede avalia se é mais interessante a compra direta ou através da Rede Forte, que opera com um custo mínimo operacional, sem visar lucro. Tudo para garantir o maior benefício possível aos franqueados e, consequentemente, aos clientes finais”, ressalta.

Fábio Luiz Marques dos Santos, franqueado da loja do Internacional Shopping Guarulhos, em São Paulo, acredita que essa flexibilização é bastante positiva. ”É um trabalho que a franqueadora faz em prol de toda a rede. As indicações de melhor preço, condição de pagamento e prazos de entrega contribuem para que tomemos a melhor decisão e para que a loja esteja sempre abastecida”, aponta Santos.

A liberdade de escolha também se estende à indicação de um possível fornecedor por parte dos franqueados. “Quando recebemos essa sugestão, avaliamos se a empresa atende aos pré-requisitos, como o padrão de qualidade dos produtos, os critérios de negociação da rede e se são itens que se encaixam na missão da empresa”, complementa Nazareth.

Assim que aprovado, o departamento de compras tem a incumbência de divulgar as novidades para toda a rede, através de um comunicado oficial via e-mail, com fotos, especificações, medidas, características e benefícios e cada produto novo.

Outro fator que contribuiu para o sucesso da operação foi a mudança para um centro de distribuição maior, com quase o dobro do tamanho do anterior. “Com a nova estrutura, toda a cadeia de suprimentos obteve ganho. Passamos a ter amplas condições para atender toda a rede, em franca expansão, com todos os níveis de serviços e nos padrões exigidos pelos franqueados. Para exemplificar todos os produtos recebidos no Rede Forte, até as 8 horas da manhã, são separados e despachados no mesmo dia”, comenta Nazareth.

A estratégia rendeu à Multicoisas um aumento significativo no volume das compras. “Em 2007 crescemos 20% no volume das compras contra os 10% dos anos anteriores”, informa Stockler.

Perfil da Multicoisas - A primeira Multicoisas surgiu em 1984, em Campo Grande. Criada pelo casal Lindolfo e Elza Martin e baseada na experiência da Multicasa, a empresa passou a ser reconhecida como sinônimo de qualidade e eficiência na comercialização de materiais para reparos domésticos e prediais, além de ofertar acessórios e utilidades para o uso cotidiano. Seu conceito apresenta a conveniência do auto-serviço, com orientação personalizada, e a filosofia “faça você mesmo”.

Hoje a empresa possui 61 lojas e está presente em Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

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