Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2018 - 07:59

Varizes e o verão

No verão com a dilatação das veias das pernas quem sofre de varizes tem mais problemas como dor, dormência, inchaço e sensação de peso e com isso as veias têm mais dificuldade de levar o sangue dos membros inferiores de volta ao coração.. Além disso, é preciso pensar também na parte estética que incomoda as mulheres que querem usar shorts e saias.

Fazer um tratamento de varizes no verão não é contraindicado, mas é preciso certos cuidados porque o principal inimigo no tratamento das varizes é a exposição ao sol, devido à aplicação de um medicamento na veia do paciente, que deixa um pequeno hematoma na pele e demora em média uma semana para desaparecer. O indicado é que assim que a pessoa observar as veias dilatadas procurar um especialista para um diagnóstico, já que varizes não tratadas podem provocar doenças graves como trombose e úlceras.

Se você pegar sol com esse hematoma existe uma grande chance dessa mancha ficar para sempre na sua pele. Uma dica é passar sempre o protetor solar, mesmo que não haja exposição prolongada ao sol. O uso do protetor solar é necessário, mesmo que a região esteja protegida do sol.

Para ficar com as pernas bonitas e saudáveis e evitar as varizes, alguns cuidados são prioritários. São eles: ter uma alimentação equilibrada, evitando o excesso de peso; consultar o ginecologista antes de tomar pílula anticoncepcional; não ficar parado muito na mesma posição. Levante, ande, isto irá ajudar a estimular a circulação sanguínea; praticar exercícios físicos que fortaleçam os músculos da perna, mas ter cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por consequência, a sua dilatação; usar meias elásticas; sempre que possível; deitar-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração; evitar usar saltos muitos altos diariamente e consultar um cirurgião vascular ou angiologista sempre que notar câimbras, ardência e sensação peso nas pernas.

No entanto, o principal fator de risco para se ter varizes é a presença desta doença na família: a hereditariedade. Outros fatores que também contribuem para o aparecimento das varizes ou para agravar as que já existem são: idade, sexo, histórico familiar, obesidade, traumatismo nas pernas, temperatura, tabagismo, gravidez, sedentarismo e pílula anticoncepcional

. Por: Ricardo Brizzi — Angiologista e Cirurgião Vascular fez residência médica em cirurgia vascular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduação em cirurgia endovascular em São Paulo, trabalhou no serviço público nos Hospitais Salgado Filho e da Lagoa, no setor de Hemodinâmica. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular dos Hospitais Badim, Israelita e Norte D’Or.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira