Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2008 - 09:52

Balaio Cultural - Mostra folclórica apresenta toda a diversidade cultural capixaba

Os sons capixabas podem vir da casaca, da concertina e até do trombone. A dança recebe influências italiana, alemã, portuguesa e africana. O Espírito Santo é Congo, Jongo, Congo, Ticumbi, Reis de Boi, Pastorinhas, Alardo, tem também o Boi Pintadinho. Tamanha diversidade do folclore forma um surpreendente mosaico. Junte tudo isso e consiga um verdadeiro “Balaio Cultural”, uma mostra dessa união de riquezas folclóricas, formando um único rosto, que representa a identidade do capixaba. A mostra será realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio da Vale e apoio da Comissão Espírito-santense de Folclore.

Essa grande mostra, que irá proporcionar um feliz reencontro dos capixabas com suas tradições, têm data e hora marcada – 16 horas de sábado, 12 de abril, no Museu da Vale, em Vila Velha. Será uma verdadeira profusão de cores e alegria, representada por 16 grupos folclóricos do Estado.

Com seus trajes típicos e toadas, as várias manifestações folclóricas desfilam todas as nuances da riqueza cultural capixaba durante quatro horas seguidas. O interessante é que ao término de cada apresentação, o grupo imediatamente se torna platéia, formando um ciclo que permitirá o conhecimento mútuo. Essa ação permitirá que todos experimentem um saudável reforço na auto-estima.

O encontro também incentivará a população a participar e prestigiar manifestações folclóricas do Estado. Em um mesmo espaço, será possível conhecer o Reis-de-Boi e as Pastorinhas, folguedos de origem bíblica que comemoram o nascimento de Jesus; o Ticumbi, tradicional bailado em louvor a São Benedito; o Jongo, dança cantada precursora do samba; o Congo, com a apaixonante mistura de sons de tambores, caixas, cuícas, chocalhos e casacas; a Folia de Reis, com seus palhaços; o Alardo, que é uma representação popular das lutas entre os mouros e cristãos; os bons exemplos das influências européias como os grupos de danças, que promovem as melhores tradições italianas, pomeranas e portuguesas; enfim o público poderá encher a alma de sons e de gestos que demonstram o jeito capixaba de ser.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira