Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Ferramenta contra depressão

Site da Federação Mundial para Saúde Mental sobre a doença entra no ar.

Parte de uma campanha global da Federação Mundial para Saúde Mental (WFMH) contra depressão, o site www.quebrandobarreiras.com oferece informações sobre a doença em diversas línguas. O objetivo é servir como ferramenta para ajudar pacientes, familiares e amigos a aprenderem mais sobre a doença, entenderem que existem tratamentos disponíveis e, principalmente, que é possível vencer a depressão.

O site oferece ainda, na íntegra, resultados de duas pesquisas encomendadas pela (WFMH), como a que deu origem à campanha Quebrando Barreiras, chamada Depressão, A Verdade Dolorosa e outra chamada Testando os Médicos. A primeira aponta carência por informações e pelo diagnóstico correto da doença, enquanto a segunda avalia o nível de ensino das faculdades de medicina para clínicos gerais em relação à depressão. As duas foram realizadas em cinco países, incluindo o Brasil.

Sobre a campanha - A campanha Quebrando Barreiras foi lançada no Brasil em setembro de 2006 e já existe na Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Inglaterra, México e Suíça.

A campanha pretende diminuir o preconceito em relação à doença e mostrar a importância de um diagnóstico correto e do tratamento adequado, por meio de diversas ações que procuram: . Aumentar o conhecimento de todos os sintomas da depressão – emocionais e físicos – entre médicos, pacientes e familiares, tornando-os capazes de reconhecer a doença ainda em fase inicial.

. Educar pacientes, familiares, amigos, médicos e outros profissionais de saúde.

.Melhorar a comunicação entre médico e paciente

A campanha pretende reduzir falhas na compreensão da depressão e atingir as pessoas que sofrem da doença no mundo, cerca de 121 milhões, sendo 17 milhões no Brasil.

Os laboratórios Boehringer Ingelheim e Eli Lilly, como empresas de inovação na área da saúde, aprovam iniciativas sociais que visam à melhora da qualidade de vida. Por isso, apóiam a campanha ao lado da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), parceira da Federação Mundial para Saúde Mental para a campanha no Brasil.

Perfil da WFMH - Idealizadora da campanha Quebrando Barreiras, a Federação Mundial para Saúde Mental (World Federation for Mental Health, WFMH) é uma organização internacional e interdisciplinar. Sua missão é promover, entre pessoas e nações, da melhor maneira possível, a saúde mental nos aspectos biológico, médico, educacional e social. Seu status consultivo junto às Nações Unidas lhe proporciona várias oportunidades de envolver-se, globalmente, na defesa de direitos no campo da saúde mental, trabalhando com a Organização Mundial da Saúde, UNESCO, Alto Comissariado para Refugiados da ONU, Comissão das Nações Unidas para Direitos Humanos e Organização Mundial do Trabalho, entre outras. Informações adicionais sobre a WFMH pelo site www.wfmh.org

Perfilda ABRATA - A ABRATA tem trabalhado com a WFMH desde 2003. Parceira oficial da WFMH para a campanha Quebrando Barreiras no Brasil, a ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos) é uma instituição sem fins lucrativos. Foi criada em 1999, a partir da percepção entre médicos e psicólogos do Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (Gruda) do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP e de portadores e familiares, a partir da necessidade de uma associação que atendesse aos seus anseios. Sua missão é educar por­tadores, familiares, profissionais de saúde mental e a sociedade como um todo sobre a natureza e o tratamento dos transtornos afetivos; promover suporte para pacientes e familiares; eliminar o estigma e a discriminação; estimular a pesqui­sa na área. A associação conta com cerca de dois mil associados e é gerida por voluntários, divididos em Conselho Executivo e Conselho Científico, formado por profissionais de saúde mental da Faculdade de Medicina da USP, da Escola Paulista de Medicina/Unifesp e da PUC-SP. Mais informações sobre a ABRATA pelo website www.abrata.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira