Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2018 - 07:52

Acordo Mercosul-Colômbia beneficia setor de componentes e máquinas

Para calçados, couro e artefatos.O Acordo de Complementação Econômica, determinou eliminação total das tarifas para 97% dos itens da pauta comercial a partir de 2018, com preferência tarifária imediata aos setores têxtil e siderúrgico.

O chamado Acordo de Complementação Econômica (ACE nº 72) entre Mercosul e Colômbia, assinado em julho e internalizado pelos países membros em dezembro de 2017, determinou a desgravação a zero das tarifas (eliminação total das tarifas) de importação de 97% dos itens da pauta comercial a partir de 2018, com preferência tarifária imediata aos setores têxtil e siderúrgico.

Assim como os integrantes do Mercosul, o Brasil tem agora a oportunidade de exportar para o país andino bens e serviços mais intensivos em tecnologia e com maior cadeia de valor agregado. Observa-se que o fluxo total de comércio bilateral não chega a representar 5% do total, logo, o acordo introduz novas perspectivas para a relação comercial entre Brasil e a Colômbia.

Em 2017, a Colômbia foi o 8ª principal destino das exportações brasileiras do setor de componentes, importando mais de US$ 20 milhões em 2017. Há um grande potencial de aumentar o comércio com o parceiro, observado que a Colômbia importa aproximadamente US$ 500 milhões em materiais, químicos e máquinas para couro, calçados e artefatos.

No ranking dos dez principais destinos de exportação do setor, o mercado colombiano foi o que apresentou maior crescimento entre 2016 e 2017, com aumento de 23% no período. Em relação à composição das exportações brasileiras destinadas à Colômbia, mais de 75% estão concentradas em apenas dez produtos, sendo os principais: Outras chapas estratificadas, reforçadas ou com suporte (17,2%); Moldes para borracha ou plásticos, para moldagem por injeção ou por compressão (9,8%); e, Outros adesivos à base de plásticos (9,4%).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira