Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2008 - 10:12

"O logro das grandes fortunas"


"Alguém poderá dizer que isso não é sério, mas essa imbecilidade já foi aprovada um dia pelo Senado e, convenientemente foi esquecida na Câmara. E se, desta vez, passar?"

Imagine o caso de um indivíduo assalariado, honesto – não adianta sorrir, esses espécimes ainda existem! – pois bem, o tal indivíduo, bem remunerado, conseguiu seu apê de razoável padrão e uma poupança/aplicações no mercado de ações- que nos últimos anos premiou investidores normais com ganhos de até 1000% .

Pronto, o camarada bateu na marca do milhão fatídico que separa os pobres dos magnatas.

Nosso amigo foi mordido pelo IR anualmente – já que ele não sonegou, nem há méritos especiais nisso, já que a mordida era na fonte.

Vem aí – inspirado por FHC – o sempre combativo PT e arma a gritaria em torno desse tributo.

Bem é uma "tritributação".

Inicialmente, tributou-se o fluxo, via IR – nem falo de outras mordidas como, por exemplo, a do INSS, incapaz hoje de honrar seus compromissos.

Em seguida, vem a tributação sobre o estoque, via IPTU, IPVA supostamente para manter a cidade limpa e os carros não poluentes...

Não contente com isso, o legislador parte para mais uma rodada e propõe tributar novamente o estoque, já que a alíquota incidirá sobre grana e patrimônio imobilizado – talvez até sobre o jazigo adquirido por pais receosos de misturar o alívio da partida ao corre-corre da compra, a galope, do local de eterno descanso. Como diz Woody Allen, somente diferente do sono por não ser mais necessário levantar para fazer pipi.

Os advogados devem estar festejando isso, pois os que realmente dispõem de recursos criarão sociedades de gaveta, com capital de 1.000 dólares, que assumirão a fortuna – já que a 'venda' para a sociedade de quem o moderno Creso é controlador poderá ser feita a qualquer preço, e, pronto, não há mais o que morder. Ou então, um cidadão enfurecido resolve deixar essa terra, apesar de o gorjeio das aves daqui ser de incomparável qualidade e o verde das planícies superar o das mais perfeitas esmeraldas – a Canção do Exílio é anterior ao atual desmatamento... Veja os tenistas e corredores de F1 que moram em Mônaco, ou o Johnny Halliday, que virou belga, etc., etc

Pronto. O que a viúva leva com isso, além de depenar os desavisados?

Respostas para meu endereço eletrônico.

Alguém poderá dizer que isso não é sério, mas essa imbecilidade já foi aprovada um dia pelo Senado e, convenientemente, foi esquecida na Câmara.

E se, desta vez, passar?

Dirão que é uma aplicação do princípio Robin Hood, mas isso aqui não é a floresta de Sherwood. Ou é?

. Por: Alexandru Solomon, escritor, formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas. Tem seu recente romance´Não basta sonhar` (Ed. Totalidade) disponível nas livrarias Cultura (www.livrariacultura.com.br), Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br) e Laselva (www.laselva.com.br). | [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira