Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/02/2018 - 07:02

IACE e ICCE avançam em janeiro

O Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) para o Brasil, divulgado pelo FGV IBRE e pelo The Conference Board (TCB), avançou 1,3% em janeiro para 116,5 pontos. Das oito séries componentes, sete contribuíram para a alta do indicador, com destaque para o Ibovespa, que subiu 11,1% no mês.

Assim como o IACE, o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE, FGV TCB) do Brasil, que mensura as condições econômicas atuais, também cresceu, ao variar 0,2% no mesmo período, atingindo 102,8 pontos.

"O resultado do ICCE em janeiro contribui para caracterizar a consolidação do cenário de retomada do nível de atividades na economia brasileira", afirma Paulo Picchetti, pesquisador do FGV IBRE. "Apesar das incertezas ainda existentes em relação ao quadro fiscal, o IACE, através de seus componentes de expectativas, aponta na direção da continuidade desta recuperação", diz Picchetti.

O Indicador Antecedente Composto da Economia agrega oito componentes econômicos que medem a atividade econômica no Brasil. Cada um deles vem se mostrando individualmente eficiente em antecipar tendências econômicas. A agregação dos indicadores individuais em um índice composto filtra os chamados "ruídos", colaborando para que a tendência econômica efetiva seja revelada.

Perfil — O Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE)™ para o Brasil foi lançado em julho de 2013 pelo FGV IBRE e pelo The Conference Board. Com uma série desde 1996, o IACE teria antecipado, de maneira confiável, todas as quatro recessões identificadas pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos do IBRE (CODACE) durante este período. O indicador permite uma comparação direta dos ciclos econômicos do Brasil com os de outros 11 países e regiões já cobertos pelo The Conference Board: China, Estados Unidos, Zona do Euro, Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Coréia, Espanha e Reino Unido.

Os oito componentes do IACE são.: Taxa referencial de swaps DI pré-fixada - 360 dias (Fonte: Banco Central do Brasil): Ibovespa (Fonte: BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo) | Índice de Expectativas da Indústria (Fonte: FGV IBRE) | Índice de Expectativas dos Serviços (Fonte: FGV IBRE) | Índice de Expectativas do Consumidor (Fonte: FGV IBRE) Índice de produção física de bens de consumo duráveis (Fonte: IBGE)| Índice de Termos de troca (Fonte: FUNCEX - Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior)| Índice de quantum de exportações (Fonte: FUNCEX - Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior)

Sobre o The Conference Board — O The Conference Board é uma instituição independente de âmbito global para realização de pesquisas e seminários sobre negócios, que trabalha para o interesse público. Sua missão é equipar as principais companhias internacionais com conhecimentos práticos necessários à melhoria de seu desempenho e para melhor servirem a sociedade. O TCB é uma entidade sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos da América que produz desde 1996 índices econômicos, época que foi selecionado pelo U.S. Department of Commerce Bureau of Economic Analysis a assumir a responsabilidade pelos cálculos dos indicadores antecedentes americanos. O Conference Board expandiu o programa global desde meados da década de 1990. |www.conferenceboard.org

FGV IBRE — O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) foi fundado em 1951 para pesquisar, analisar, produzir e divulgar estatísticas macroeconômicas e estudos aplicados. Sua finalidade é informar e ajudar a melhorar as políticas públicas e atividades privadas na economia brasileira. O FGV IBRE é um instituto que produz índices de preços, incluindo o Índice Geral de Preços (IGP), que serviu como índice de inflação oficial do Brasil por muitos anos. Além de índices de preços, o IBRE produz sondagens de tendência e indicadores de ciclos econômicos que são amplamente utilizados por administradores e analistas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira