Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2018 - 06:33

A Maçonaria na retomada política e econômica do Brasil

Imagine esse cenário: o Brasil passando por uma grave crise econômica, proveniente da falta de uma boa gestão das contas públicas e agravada pelas elevadas despesas financeiras do Estado, enquanto o País enfrenta uma série de instabilidades de ordem política. Não é difícil ver todos esses fatores nas bancas de jornal, em capas de revistas, jornais ou mesmo no horário nobre da televisão, correto? Entretanto, foram esses os ingredientes que levaram, após um longo processo de lutas, à Proclamação da República do Brasil, em 15 de novembro de 1889. Foi esse levante político e popular que deu fim ao Império e forjou o País como conhecemos hoje.

Entre essas forças sociais que pressionaram pela criação da democracia em nossa Nação está aquela que é mais envolta em mistérios e mitos: a Maçonaria. Mesmo tendo mais de 195 anos no País e tendo atuado em momentos como Abolição da Escravatura e Independência, até hoje se propagam visões falsas a respeito da Ordem, colocando-a como parte de um plano mundial de dominação ou uma seita mergulhada em ocultismo. Nada disso é verdade.

O envolvimento dos Maçons em todos esses processos históricos se deu por conta dos ideais centenários de Liberdade, Igualdade e Fraternidade que regem as ações da Ordem e dos Irmãos presentes em suas fileiras. E são esses mesmos valores imutáveis que impulsionam a Maçonaria dos dias atuais a buscar um protagonismo ainda maior na política e na economia nacional, assumindo o papel de vanguarda com o qual todos os Maçons são compromissados.

E foi desse compromisso que surgiram iniciativas como o apoio às 10 Medidas Contra a Corrupção, projeto do Ministério Público Federal que reuniu mais de 2 milhões de assinaturas até ser entregue ao Congresso Nacional em 2016, contando com larga divulgação e engajamento dentro da Maçonaria. Outro exemplo da reinserção da Ordem na esfera do Poder é o chamado Grupo Estadual de Ação Política (GEAP-SP).

Essa iniciativa surgiu em 2007 e reúne associados das três Obediências Maçônicas do estado, o Grande Oriente de São Paulo (GOSP), Grande Loja do Estado de São Paulo (GLESP) e o Grande Oriente Paulista (GOP), com o objetivo de lutar para a construção de uma classe política brasileira composta por pessoas de valores éticos e compromissadas com o bem comum da Nação. Não existe nenhum tipo de contrapartida financeira, uma vez que o único compromisso dos candidatos que pleiteiam apoio da Maçonaria é uma gestão ética.

Assim como a política, a esfera econômica é fundamental para a retomada do crescimento de nosso País. É por isso que as mesmas três potências maçônicas capitaneiam hoje o 1° Encontro de Lideranças Empresariais Maçônicas (LEMA). Realizada em São Paulo no final de fevereiro, a iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e tem como meta utilizar a estrutura extremamente capilarizada da Maçonaria para fomentar negócios e ajudar a roda da economia a voltar ao movimento que esperamos e precisamos.

Concebido como uma ação regional para o desenvolvimento econômico, o LEMA já angaria pedidos de participação de Irmãos de outras regiões do estado, do Brasil e até mesmo por investidores de outros países, o que reforça a necessidade e interesse da sociedade civil em iniciativas do tipo. Concebido para reunir 900 lideranças maçônicas, o evento trouxe em seu programa rodadas de negócios, networking e reciclagem de conhecimentos, a fim de conquistar o interesse de maçons gestores de empresas que desejam direcionar seus investimentos.

Outra frente econômica de luta pela melhora do País se constitui no apoio da Maçonaria Paulista ao Instituto de Lideranças Empresarias de São Paulo (ILESP), que desde 2015 visa integrar os empreendedores paulistas de forma a desenvolver interação entre empresas de diferentes segmentos de atuação. Como no LEMA, o objetivo dessa integração é apoiar o desenvolvimento de parcerias que levem à evolução econômica e criação de novas soluções, sempre visando os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.

Essa mesma preocupação com o papel de liderança social da Maçonaria fez com que o GOSP firmasse parceria com a FIESP e o SENAI-SP, criando o Programa Comunitário de Formação Profissional. Em suma, a parceria permite às Lojas Maçônicas estabelecer projetos de educação profissional com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, um convênio que abrange mais de 2 mil cursos.

Seja no brado retumbante da Independência, na Proclamação da República ou destruindo as correntes da Escravidão, a Maçonaria sempre esteve e estará presente na história do Brasil, assumindo seu papel de vanguarda das mudanças sociais e lutando pelos ideais que fundaram essa Ordem Tricentenária.

. Por: Kamel Aref Saab, Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente de São Paulo (GOSP), a maior Maçonaria da América Latina, representando mais de 25 mil maçons em todo o estado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira