Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2008 - 08:32

Matérias sobre câncer serão premiadas

O papel da informação para a prevenção do câncer é determinante. Diante deste cenário, o Instituto Nacional do Câncer fará, no dia 8 de abril, na Academia Nacional de Medicina, a entrega do Prêmio INCA – Ary Frauzino de Jornalismo, dedicado aos profissionais que se destacaram na cobertura jornalística impressa do câncer em 2007. Segundo o diretor geral do INCA, Luiz Antonio Santini, atualmente, o câncer do colo do útero – prevenível, tratável e curável – é o segundo de maior incidência e a quarta causa de morte em mulheres no Brasil. Um dos problemas identificados é a atuação em fase tardia da doença, quando os sintomas e sinais já estão instalados. “No caso das mulheres, tomar consciência da importância do exame preventivo pode representar a diferença entre vida e morte”, explica Santini.

Nove reportagens, cinco da categoria jornal e quatro da categoria revista foram selecionadas como finalistas do Prêmio INCA - Ary Frauzino de Jornalismo. Os trabalhos foram eleitos por uma equipe formada por representantes da Direção e da Assessoria de Comunicação do INCA e da Direção da Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer (FAF). Um júri formado por jornalistas renomados de todo o país definirá os vencedores.

Na categoria jornal, as matérias finalistas são “Câncer – a cura é possível”, de Lucinthya Gomes, publicada no Jornal O Povo (Ceará); “Pesquisa revela mutações em vítimas do césio”, de Jorge Sassine, no O Popular (Goiás); “Sabores do bem” e “Novas chances contra um velho inimigo”, de Antônio Marinho, O Globo (Rio de Janeiro), e “Salvadores de vida”, de Raquel Chaves, no O Povo (Ceará). Na categoria revista, foram selecionadas as reportagens “As mil faces do câncer” e “Eles sobreviveram ao câncer”, de Cristiane Segatto, da Época; “7 Avanços da ciência para combater o câncer”, Lílian Hirata, Viva Saúde, e “A vida depois do câncer”, de Greice Rodrigues, Isto É.

O Prêmio INCA – Ary Frauzino de Jornalismo conta com o apoio da Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer e foi lançado no final do ano passado como parte das comemorações do 70º aniversário do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A premiação tem por objetivo reconhecer e estimular jornalistas e veículos de comunicação a produzirem trabalhos jornalísticos para a difusão de informações sobre câncer.

O vencedor de cada categoria (jornal e revista) receberá, além de diploma e troféu, o prêmio em dinheiro no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais). A entrega será feita durante o evento de premiação, logo após a divulgação do resultado final do concurso.

Dia 8 de abril, na Academia Nacional de Medicina, dia 8 de abril, às 19 horas Regina Castro | Divisão de Comunicação Social INCA - Instituto Nacional de Câncer | Telefones: (21) 2506-6607 / (21) 2506-6108.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira