Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2018 - 07:33

Confiança do Comércio cresce e atinge maior nível desde abril de 2014

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas cresceu 0,4 ponto em fevereiro, para 95,5 pontos, o maior nível desde abril de 2014 (97,8). Em médias móveis trimestrais, o índice avançou pelo sexto mês consecutivo (1,0 ponto).

"Um aspecto positivo dos resultados do primeiro bimestre de 2018 é o expressivo avanço dos indicadores de satisfação com a situação atual, retratando um quadro de recuperação de vendas e margens. No extremo oposto, o retorno do indicador de expectativas a um patamar inferior aos 100 pontos sugere que a recuperação continuará ocorrendo de maneira gradual", avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE.

A alta do ICOM em janeiro ocorreu em 8 dos 13 segmentos pesquisados e foi determinada pela melhora no Índice de Situação Atual (ISA-COM), que avançou 4,8 pontos, atingindo 92,8 pontos, maior resultado desde agosto de 2014 (93,1). Já o Índice de Expectativas (IE-COM), caiu 4,0 pontos no mês, para 98,4 pontos.

Índice de Situação Atual e de Desconforto em recuperação — A melhora do Índice de Situação Atual em 2018 é reforçada pela alta de um indicador que retrata o desconforto do Comércio, construído a partir da soma das proporções de empresas que apontam fatores limitativos à melhoria dos negócios tipicamente relacionados ao desconforto empresarial, como demanda insuficiente, custo financeiro e acesso a crédito bancário. A relação entre este indicador e o ISA-COM tem sido historicamente forte (correlação de -0,99).

Em fevereiro, o ISA-COM expresso em médias móveis trimestrais registrou a sexta alta consecutiva. Já o Índice de Desconforto, também em médias móveis trimestrais, caiu pelo décimo mês seguido. A aproximação desses índices da média histórica de 100 pontos, reforça a sinalização de recuperação gradual do setor.

A edição de janeiro de 2018 coletou informações de 1.144 empresas entre os dias 1 e 23 deste mês.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira