Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2018 - 07:49

Crescimento de planejadores financeiros no Brasil é o terceiro maior do mundo

País é o que mais cresce na América Latina no setor e conta com quase 3,5 mil profissionais certificados

De acordo com relatório do Financial Planning Standards Board (FPSB), o Brasil é o terceiro país que mais cresceu em profissionais de planejamento financeiro no ano passado. Só em 2017, mais de 490 planejadores financeiros foram certificados no país pela PLANEJAR, somando 3409 profissionais com a certificação CFP® (Certified Financial Planner – Planejador Financeiro Certificado, em tradução livre) em todo território nacional.

Pelo quarto ano consecutivo, o Brasil apresenta um crescimento sólido, com aumento de 16,78% em relação ao ano anterior. O planejador financeiro está entre as 8 profissões mais promissoras, segundo a revista Veja SP, e a GFAI é primeira empresa a oferecer formação empreendedora para este profissional no país. O interesse pela profissionalização mostra que o mercado tem sido bastante receptivo à nova carreira, tendo procura por diferentes áreas do conhecimento, não somente pessoas advindas do mercado financeiro. A certificação, embora recomendada, não é um pré-requisito para se começar a atuar no mercado brasileiro.

De acordo com Leanderson Reis, mentor na Academia GFAI, o brasileiro está começando a enxergar a importância de especialistas que mantenham a saúde financeira nos eixos. “Este é um profissional altamente necessário em nossa sociedade e o Brasil é um polo de planejadores financeiros, se comparado proporcionalmente a outros países. É recompensador ver que o planejador está sendo cada vez mais valorizado pelos clientes e também pelos profissionais”, comenta.

No mundo, o número total de profissionais certificados na área subiu para 175.573. Os Estados Unidos lideram o ranking, já que adicionaram 3.275 profissionais em 2017 somando ao todo 80 mil planejadores certificados. Nos EUA, por exemplo, o papel do planejador já é tão importante como o médico da família. Os norte-americanos já oferecem, inclusive, faculdades especializadas em formar este profissional.

“Para estabelecer o planejamento financeiro como uma profissão global reconhecida, o FPSB estabeleceu um objetivo ambicioso de ter 250 mil profissionais com a certificação CFP® em 40 territórios até 2025", afirmou Noel Maye, CEO da instituição.

Dentro das 26 organizações membros do FPSB, se destacaram a Tailândia, Taipei Chinês, Brasil e Irlanda que tiveram um crescimento de dois dígitos.

GFAI — A Academia de Planejamento Financeiro da GFAI é a primeira formação empreendedora para planejadores financeiros independentes do Brasil. A carreira deste profissional está entre as dez profissões mais desejadas de um americano, segundo a Forbes, e é citada como uma das cinco mais promissoras do Brasil. É esperada uma taxa de crescimento de 32% para a profissão na próxima década, só nos Estados Unidos. A APF é a pioneira a formar estes profissionais no Brasil com foco na carreira empreendedora.

A Academia faz parte da GFAI, uma Holding que engloba também a prestação do serviço de Planejamento Financeiro diretamente a clientes, juntamente com soluções de investimentos e seguros. O grupo nasceu em 2010 e desde então ampliou e evoluiu sua atuação, com a missão de democratizar o acesso ao Planejamento Financeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira