Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2018 - 07:49

Sudeste tem o maior número de startups aceleradas pelo InovAtiva Brasil

Programa realizado pelo MDIC e Sebrae acelerou 288 empresas da região desde 2013; inscrições para o novo ciclo vão até 5 de março.

Brasília — A região Sudeste foi a que registrou o maior número de startups aceleradas pelo Inovativa Brasil, programa de aceleração para negócios inovadores realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae.

Desde que o programa foi lançado, em 2013, 288 startups do Sudeste concluíram o ciclo de mentorias e capacitações do InovAtiva. O valor corresponde a 44,5% de empresas aceleradas pelo programa. Em seguida, estão o Sul (225), Nordeste (78) e o Centro-oeste (40). O Norte registrou 15 empresas aceleradas. No total, 646 empresas brasileiras de 137 municípios já foram aceleradas pelo programa.

Como explica o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, a meta do governo é acelerar mais 600 empresas até 2020. “A função do setor público é incentivar o empreendedorismo e preparar as startups para que se tornem grandes negócios. Para isso, o InovAtiva oferece capacitação especializada, mentorias de alto nível e conexão com investidores. Depois de passarem pelo programa, os empreendedores contam com o apoio do MDIC, Sebrae e de parceiros estratégicos para enfrentarem novos desafios que possam surgir”, disse.

As inscrições para o ciclo de 2018 do InovAtiva estão abertas até 5/03. Neste ano, haverá apenas um ciclo de aceleração, com um período mais longo de mentorias e capacitações para as startups selecionadas. Os empreendedores interessados devem se inscrever no site www.inovativabrasil.com.br.

Para a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, “o novo ciclo de aceleração do programa abrirá portas para que cada vez mais empreendimentos inovadores possam se desenvolver, com uma capacitação mais robusta que irá prepara-los melhor para captar investimentos e conectá-los ao mercado”.

São Paulo — Dos Estados do Sudeste, São Paulo lidera o ranking de startups aceleradas: foram 146 em cinco anos. Com 78 empreendimentos, Minas Gerais é o segundo estado no número de acelerados da região. Rio de Janeiro e Espírito Santo vêm em seguida, com 49 e 15 empresas, respectivamente.

Uma das aceleradas no último ciclo InovAtiva foi a Asel Tech, startup de São Paulo que detecta e localiza vazamentos em oleodutos e gasodutos. Para André Palma, fundador da empresa, o ciclo de mentorias e capacitação do programa foi fundamental para o amadurecimento do seu negócio. “Eu recomendo o InovAtiva para toda startup. O programa agrega muito valor às empresas, principalmente, pelos mentores que nos acompanham durante vários meses. Também passamos por processo de validação e criação de valor, que são importantes para o desenvolvimento da empresa”, conta.

InovAtiva Brasil — O InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração de startups. Podem participar empresas em estágio de validação, operação e tração. O programa conta com mais de 700 mentores voluntários, com representantes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens e Embraer. Mais de 640 startups foram aceleradas pelo InovAtiva.

No ano passado, o programa foi escolhido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) como um benchmark internacional de inovação no setor público. Em 2016, o InovAtiva recebeu o Prêmio Abstartup de Melhor Aceleradora.

O programa é realizado pelo MDIC e Sebrae, com execução da Fundação CERTI. São parceiros do InovAtiva: Senai, ABDI, Abes software, Abvcap, Anjos do Brasil, Anpei, Anprotec, Apex-Brasil, BNDES, Brasscom, CNI, Endeavor Brasil, Facebook, HBS Angel e McKinsey & Company. | www.inovativabrasil.com.br.

Cronograma previsto: . Inscrições: De 5/02 a 5/03 | .Resultado: 2/04 | .1º Bootcamp regional: 9/06 | .1º Demoday: 27/08 |. 2º Bootcamp regional: 29/09 | .2º Demoday: 10/12.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira