Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2018 - 07:56

Como proteger seus aparelhos eletrônicos dos raios?


Minas está entre os estados que mais registram descargas atmosféricas no país; saiba como evitar danos.

A temporada de chuvas e tempestades retorna e, com ela, os temidos raios. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), nos últimos 18 anos, o estado registrou uma média anual de 935 mil de descargas atmosféricas, uma das maiores do país. E a Região Metropolitana de Belo Horizonte é uma das que mais sofre a incidência do fenômeno.

Esse alto número de raios exige atenção redobrada para prevenir estragos a equipamentos eletrônicos, conforme alerta o professor e engenheiro eletricista João Carlos Lima, do Grupo Loja Elétrica. “O risco de surtos ou sobretensões é grande, pois nem sempre as pessoas tomam os devidos cuidados com as instalações domésticas”, ressalta.

O engenheiro explica que é preciso transformar alguns cuidados em hábitos e, ainda, prestar atenção para efetuar a prevenção corretamente. Ele exemplifica que, apesar de muito utilizados, os filtros de linha nem sempre desempenham a função de proteção dos aparelhos eletrônicos. “O DPS seria uma alternativa mais interessante, pois atua como um verdadeiro guardião dos eletrodomésticos, principalmente os eletrônicos. Na hora das tempestades e raios, ele garante 100% de eficiência na prevenção de queima desses equipamentos”.

O Dispositivo de Proteção contra Surto (DPS) pode ser instalado no disjuntor (ou quadro de chaves) de uma instalação elétrica para proteção geral da rede. Para a proteção individual de um eletroeletrônico, o mercado também oferece o DPS em formato pocket, com encaixe direto na tomada.

Outra crença contestada por Lima é de que apenas desligar os aparelhos seria suficiente para protegê-los das descargas atmosféricas. “Desplugá-los da tomada é fundamental”, reforça.

Para se proteger.: Saiba outros cuidados para evitar danos e acidentes com seus eletroeletrônicos no momento de tempestades:. Evite tomar banho e utilizar a torneira elétrica |.Não use telefone fixo |.Desligue os fios de antenas das TVs e receptores de sinal |.Procure manter distância de estruturas metálicas, como janelas e canos, e de aparelhos como geladeira e fogão |.De preferência, não saia de casa.

Como se proteger de raios? Minas Gerais está entre os estados que mais registram descargas atmosféricas no país, onde ocorre, em média, 50 milhões de incidência de raios todos os anos

O raio tem uma energia que alcança 30mil ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico e o suficiente para iluminar uma casa durante um mês. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmostérica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é o país que sofre mais incidência de raios do planeta, com 50 milhões de casos anuais, por ser a maior nação localizada geograficamente na região tropical da Terra. Uma a cada 50 mortes por raios em todo o globo acontece em solo brasileiro. Em Minas Gerais, nos últimos 18 anos, foi registrada uma média anual de 935 mil de descargas atmosféricas, uma das maiores do país, de acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Dois lavradores da zona rural de Uberaba, por exemplo, morreram após serem atingidos por um raio, em outubro. Diante disso, a população deve ficar atenta e tomar cuidados para evitar as descargas atmosféricas. Lugares abertos, como estacionamentos, campos de futebol, praias ou quadras esportivas costumam ser regiões mais propícias aos raios, por não apresentarem obstáculos entre as nuvens carregadas e o solo. “O raio busca o ponto mais alto da superfície, que pode ser um guarda-chuva ou uma pessoa em regiões planas e descobertas”, esclarece o professor e engenheiro da Loja Elétrica, João Carlos Lima.

O professor orienta quais atitudes devem ser tomadas ao escutar trovões:

Fora de casa: .Não permaneça próximo a árvores e terrenos abertos |. Procure abrigo em uma edificação com estrutura sólida que barre a descarga elétrica |. Evite ficar em morros e terrenos elevados |. Não fique em piscinas, rios e lagos |. Não fique perto de redes elétricas|. Caso esteja dirigindo, permaneça no carro |. Afaste-se de cercas de arame, varais metálicos e trilhos|. Em caso de se proteger em local aberto, fique agachado e abrace os joelhos junto à cabeça.

Dentro de casa.: Tente permanecer em casa até passar a tempestade |. Não faça contato com qualquer objeto de estrutura metálica, como torneiras |. Evite banhos enquanto durar o temporal|. Tente não usar o telefone fixo, que fica conectado à rede. A utilização do celular e telefone sem fio não apresenta riscos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira