Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2018 - 07:17

Dia Mundial do Rim deste ano privilegia a saúde feminina

A doença renal crônica afeta aproximadamente 195 milhões de mulheres em todo o mundo e atualmente é a 8ª principal causa de morte em mulheres.

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim e o Dia Internacional da Mulher, o Hospital Felício Rocho em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, realiza no dia 8 de março, a partir das 9h, na Avenida do Contorno, 9530, bairro Barro Preto, uma campanha de conscientização e prevenção a doenças renais.

A campanha procura alertar para dados recentes relacionados a doença renal crônica (DRC), que afeta aproximadamente 195 milhões de mulheres em todo o mundo e atualmente é a 8ª principal causa de morte em mulheres, com cerca de 600 mil óbitos por ano. A Sociedade Mineira de Nefrologia (SMN) ainda aponta que a DRC atinge 10% da população mundial e 10% da brasileira possui algum grau de patologia renal.

Com o tema “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”, a ação no Hospital Felício Rocho será promovida em frente à sua fachada, onde a equipe multiprofissional do Serviço de Diálise e da Unidade de Transplantes, irão fornecer informações sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC), esclarecer dúvidas e indicar cuidados com a saúde dos rins. No local será realizada a aferição de pressão arterial e também serão distribuídos folhetos sobre a campanha.

De acordo com José de Resende Barros Neto, – coordenador do Serviço de Nefrologia do Hospital Felício Rocho e diretor científico da Sociedade Mineira de Nefrologia – a doença renal crônica é uma forma de apresentação clínica de várias doenças, sendo causada por patologias como a hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, obesidade e doenças renais familiares. “ A grande questão é seu caráter assintomático, na enorme maioria dos casos, sendo que sinais ou sintomas tendem a aparecer somente em fases tardias. Isso clama pela necessidade de uma busca ativa, que vise um diagnóstico precoce, quando ainda são possíveis a aplicação de medidas que retardem ou mesmo impeçam a progressão da disfunção renal. Isso reduziria a necessidade de terapias dialíticas e transplantes”, comenta.

O nefrologista explica que a DRC atinge todos os tipos os sexos, etnias e idades, mas alguns estudos sugerem que a doença pode ser mais prevalente em mulheres (em torno de 14%), mas apesar disso, o número de homens em diálise é maior do que o de mulheres. “Entre os transplantados, a situação não é diferente, pois as mulheres mais doam do que recebem órgãos. Algumas possíveis explicações para o fato são a progressão mais lenta da doença em mulheres e a dificuldade de acesso ao tratamento devido a barreiras culturais e socioeconômicas. Em função dessa segunda hipótese, o tema do dia mundial do rim desse ano, que coincidentemente será na mesma data que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, será centrado na conscientização quanto a saúde renal feminina”, esclarece.

Segundo José de Resende Barros Neto, a prevenção de doenças renais não muda em função do sexo, assim tanto homens quanto mulheres devem tratar as bases da doença, evitando toxinas potencialmente lesivas aos rins como os anti-inflamatórios e medicações para o controle de indigestões, e a realização do rastreamento na população de alto risco, para buscar o diagnóstico precoce da doença. “Entre mulheres, algumas situações como a nefrite lúpica, infecções renais (pielonefrites) e a gravidez que são, exclusiva ou mais frequentes no sexo feminino, também podem influir na incidência da doença dos rins”, disse.

Por fim, o médico explica que para tratar a doença, é preciso se ter um diagnóstico precoce, que pode ser feito pela dosagem da creatinina no sangue e a realização de exames rotineiros de urina, que irão servir de avaliação de possíveis anormalidades como a perda de proteínas ou sangue na urina. “Para o equilíbrio da saúde dos rins, é essencial que os pacientes mudem seus hábitos de vida, tendo uma boa alimentação e hidratação adequada; praticando atividade física regularmente; barrando a automedicação; aplicando o sono reparador, e o controle do estresse”, completa José de Resende Barros Neto.

. Dia Mundial do Rim deste ano privilegia a saúde feminina, dia 08 de março 2018, às 9h, no Hospital Felício Rocho - Av. do Contorno, 9530 - Barro Preto - Belo Horizonte (MG).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira