Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2018 - 07:43

Siemens vende turbina de condensação com prazo reduzido à Usina Cerradão, em Minas Gerais

Turbo redutor de condensação de 40MW da Siemens garante maior performance à planta e menor índice de manutenção. Prazo de entrega de 8 meses permitirá ao cliente maximizar exportação no período de maior preço da energia. Operando em carga plena, turbina poderá gerar até 350.000 MWh por ano.

A Siemens, referência em soluções eficientes para o mercado de açúcar e etanol, acaba de fechar contrato com a Usina Cerradão, em Frutal (MG), para fornecimento de turboredutor de condensação de 40MW. O equipamento, com tomada de vapor para a fábrica de levedura e apto a operar com condensador evaporativo, assegura maior performance e lucratividade à planta com a mesma quantidade de combustível.

De acordo com Pedro Felipe de Castro Andrade, diretor industrial da Usina Cerradão, a parceria com a gigante alemã garante bons resultados. "Ao unir o know-how da Siemens em projetos nesse mercado com a nossa experiência operacional, vamos garantir uma energia de qualidade e que vai trazer bons frutos ao nosso grupo e também à região".

Especialista em gerar bioenergia através da queima do bagaço da cana utilizada na produção de açúcar e etanol, a Usina Cerradão buscava um fornecedor capaz de garantir a eficiência em sua operação e atender ao mesmo tempo ao prazo de entrega de 8 meses (nominal são 12 meses) com intuito de maximizar a exportação de energia nos meses de agosto a outubro, onde os preços no mercado livre são historicamente mais atrativos.

O projeto Cerradão contará com a turbina SST-300 da Siemens. Os equipamentos desta família de produtos têm capacidade de geração de até 50 MW. Altamente modularizados, permitem uma excelente relação custo-benefício para instalação e operação, além de oferecerem flexibilidade para processos industriais complexos. "Nossas turbinas são fabricadas localmente e podem ser utilizadas tanto para condensação quanto contrapressão, além de atenderem a diferentes condições de instalação como em soluções com sistema de condensação do tipo evaporativo", explica Murilo Teixeira, gerente de vendas da Siemens.

"O equipamento fornecido pela Siemens garante uma performance maior e um menor índice de manutenção, o que foi crucial na escolha do cliente. Para se ter uma ideia, muitas usinas costumam realizar manutenção anual em suas turbinas com abertura de carcaça. A Siemens possui programas de manutenção com abertura de carcaça com, no mínimo, 6 anos e, no máximo, 12", pontua Teixeira.

Por meio deste projeto, a Siemens consolida a sua expertise em prover soluções personalizadas para o setor de energia, buscando sempre superar as expectativas de nossos clientes. Previsto para ser entregue no início do segundo semestre, o turbo redutor é produzido pela Siemens de Jundiaí, no interior de São Paulo. A customização do equipamento permitiu alta eficiência não apenas no ponto de geração nominal, mas também nos pontos típicos de safra em que a turbina opera por volta de 30% de carga. "Cada turbina possui capacidade diferente e é elaborada de acordo com as especificações do projeto ao qual será inserida. No caso da Usina Cerradão, a facilidade da Siemens em se adaptar ao escopo de trabalho em um curto espaço de tempo contou muito a nosso favor", ressalta Teixeira.

Para o profissional, investir na prosperidade de uma usina vai além da simples geração de energia. "Uma planta como essa costuma empregar cerca de 1000 pessoas. Ao oferecermos soluções que aumentem o retorno de investimento, estamos colaborando para o desenvolvimento de Frutal e, ao mesmo tempo, garantindo o sustento de várias famílias".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira