Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2018 - 07:50

O vestuário fala

É comum nos questionarmos o que vestir antes de alguma ocasião especial como uma entrevista de emprego, por exemplo. Isso porque o que a gente veste influencia no processo de comunicação com o outro, transmitindo uma mensagem por meio do visual. Nossas roupas representam um sistema de símbolos que são propagados com diferentes significados para as pessoas ao nosso redor. Estamos sujeitos a julgamentos não só pelo que somos, mas também e, principalmente, pelo que parecemos ser. Aí vem o questionamento: seguir ou não a moda? E, mais, tá na moda estar na moda?

A moda mesmo é se autoconhecer, de forma que gere uma autodescoberta, olhando para dentro de si e se conectando com o que você veste. É fundamental entender que o ato de vestir é uma maneira de se expressar, além de refletir nosso momento de vida. Comunicamos confiança ou insegurança? Poder ou submissão? Boa autoestima? Amor ou indiferença? São inúmeros sentimentos externados. Umberto Eco já dizia em seu livro “A psicologia do vestir” que o vestuário fala e isso acontece antes de qualquer contato verbal.

É uma jornada de autoconhecimento que une a psicologia e a moda. Não há certo ou errado, nem na moda e nem na psicologia. É uma construção diária de análise dos nossos valores, comportamentos, postura e vestimentas. Por meio do coaching, por exemplo, é possível descobrir ou redescobrir o estilo próprio e assim adaptar de acordo com os ambientes que transitamos. No momento em que conseguimos manter um equilíbrio entre quem somos e o que vestimos, será possível construir uma imagem coerente com a mensagem que queremos disseminar.

A vestimenta não é tudo. É importante que alguns pontos estejam alinhados para ter uma boa interpretação do externo. Pontos esses como comportamentos, postura, tom de voz, estrutura corporal e, por consequência, o que estamos usando. A forma como nos vestimos é apenas a ponta do iceberg, já que o estilo também é representado por outras escolhas como marcas que consumimos, desde restaurantes que frequentamos até páginas que seguimos nas redes sociais. A moda nem sempre é estar na moda, pois tendências vem e vão, para ter estilo é preciso se respeitar, se conhecer e sempre, ter atitude.

. Por: Luiza de Bem, Consultora de Estilo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira