Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2018 - 07:36

Bicudo anuncia temporada 2018 do Theatro Municipal


Programação diversificada começa com ‘Ressurreição’, de Mahler, e inclui até ópera dirigida por Miguel Falabella

Se depender do entusiasmo do presidente da Fundação Teatro Municipal, Fernando Bicudo, a programação anunciada no dia 5 de março (segunda-feira), para a temporada 2018, tem tudo para concretizar a promessa feita, por ele próprio, de resgatar a excelência perdida da casa de espetáculos. Não à toa o primeiro espetáculo, agendado para 31 de março, chama-se “Ressurreição”, uma sinfonia de Gustav Mahler que será apresentada pelo coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal — mais a Orquestra Sinfônica Brasileira como convidada — e contará com a participação das bailarinas Ana Botafogo e Cecília Kerche, em duo coreografado pelo primeiro-bailarino Marcelo Misailidis.

Uma das metas de Fernando Bicudo, aliás, é fechar parcerias e realizar coproduções para compartilhar custos. Com R$ 3,6 milhões garantidos, no momento, pelo Governo do Estado para a temporada, ele anunciou que está conversando com um pool de patrocinadores para viabilizar a programação anual, que abrange a Sinfonia nº 2 de Mahler, cinco balés, três óperas-concerto, duas óperas-balé, um concerto, a comemoração do aniversário do TMRJ e cinco óperas, dentre as quais a “Viúva Alegre”, de Franz Lehár, que já foi encenada no país com tradução de Millôr Fernandes e, agora, terá libreto em português assinado por Miguel Falabella – aliás, o ator, apresentador e dramaturgo vai, pela primeira vez, dirigir um espetáculo no Municipal.

A maioria dos espetáculos — planejados com o colegiado artístico, formado pelos diretores Tobias Volkamann (concertos sinfônicos e corais), Pier Francesco Maestrini (óperas), Ana Botafogo e Cecília Kerche (balé) e Jésus Figueiredo (maestro do coro) - fará parte do projeto “Domingo a um real” e também haverá sessões gratuitas para alunos da rede pública e crianças de comunidades. Outra preocupação de Bicudo é levar a programação do Theatro Municipal para a Cidade das Artes, na Barra, de modo a atender à população da Zona Oeste e arredores que tem dificuldades de se deslocar para o Centro da cidade – e para o interior do Estado. O balé Coppélia seria o primeiro espetáculo a excursionar por teatros fora da capital.

A programação da temporada 2018 do Theatro Municipal, com os dias das estreias: . Sinfonia nº 2 de Gustav Mahler (Ressurreição) — concerto de abertura da temporada, com coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e a Orquestra Sinfônica Brasileira como convidada, com a soprano Flavia Fernandes e a mezzo-soprano Denise de Freitas. Dia 31 de março.

. Ópera “Um Baile de Máscaras”, de Giuseppe Verdi — coprodução com a Ópera de Kiel, na Alemanha, com concepção e direção cênica de Pier Francesco Maestrini. Um filme em 3D vai compor o cenário virtual da ópera. Dia 27 de abril.

. Ópera “O Juízo Universal”, de Giuseppe Verdi — coprodução com o Grande Palácio das Exibições do Festival de Cannes. Encenação com projeções dos afrescos de Michelangelo, na Capela Sistina, sobre música do “Requiem”, de Verdi. Dia 18 de maio.

. Gala das Estrelas do Ballet — noite de apresentação dos primeiros bailarinos da casa, grupos convidados e atrações internacionais. Dia 2 de junho.

. Coppélia, balé de Léo Delibes — um dos mais populares e encenados balés do repertório clássico. Supervisão das diretoras artísticas Ana Botafogo e Cecília Kerche.

. Ópera em concerto “Sansão e Dalila”, de Camille Saint-Saëns — ópera-oratório com participação de solistas internacionais e nacionais, mais o coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Dia 6 de julho.

. Aniversário do Theatro Municipal — programação de concertos, ballets e óperas, com todos os corpos artísticos. A Banda dos Fuzileiros Navais irá se apresentar na praça em frente ao TMRJ. Dia 14 de julho.

. Concerto nº 2, de Brahms, com o pianista Nelson Freire e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal — regência do jovem maestro brasileiro Marcelo Lehninger, em ascensão no universo da música sinfônica. Dia 22 de julho.

. Tributo ao Ballet Russo — a companhia de balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro faz uma homenagem ao balé russo, interpretando as peças “Sherehazade”, “Les Sylphides” e “L’Après Midi d’un Faune. Dia 3 de agosto.

. Ópera em concerto “Griselda”, de Antonio Vivaldi — pela primeira vez o TMRJ encena uma ópera de Vivaldi, o grande mestre barroco, popularmente conhecido pela obra “As Quatro Estações”. Dia 24 de agosto.

. Ópera-ballet “West Side Story”, de Leoanrd Bernstein —o musical que revolucionou a Broadway terá uma supermontagem em coprodução com Claudio Botelho e Charles Möeller. Dia 7 de setembro.

Ópera-ballet “João e Maria para Crianças”, de Engelbert Humperdinck — com direção de Hélio Bejani e em versão compacta, na Sala Mario Tavares. Dia 1º de outubro.

Ópera em concerto “Adriana Lecouvreur”, de Francesco Cilea — ópera que narra a história da grande atriz trágica da Comédie Française, com última montagem no TMRJ datada de 1969. Dia 11 de outubro.

Ballet “O Mundo é das Crianças” — com o corpo de baile do TMRJ e alunos do Ballet da Escola do Municipal, em homenagem ao Dia das Crianças. Dia 12 de outubro.

Ópera “Liquid Voices”, de Jocy de Oliveira – das mais renomadas compositoras de música contemporânea da atualidade, a ópera de Jocy de Oliveira aborda o drama de refugiados através dos tempos. Dia 20 de outubro.

Ópera “Porgy and Bess”, de George Gershwin – com ação da história transplantada para os dias atuais, numa favela carioca, a montagem homenageia o mês da Consciência Negra. Dia 16 de novembro.

Ballet “O Lago dos Cisnes”, de Piotr Ilich Tchaikovsky – programa de Natal do Municipal, com coreografia de Yelena Pankova, o balé contará com solistas internacionais, o corpo de baile e a Orquestra Sinfônica do TMRJ. Dia 14 de dezembro.

Ópera “A Viúva Alegre”, de Franz Lehár – a mais popular das operetas será traduzida e dirigida por Miguel Falabella. Uma superprodução que ficará em cartaz durante todo o mês de janeiro de 2019. Dia 28 de dezembro.| www.theatromunicipal.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira