Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2018 - 07:18

Lojas Americanas atinge lucro líquido em R$ 284,7 milhões no 4T17

Crescimento de 11,4% ante o 4T16. “85 Anos Em 5 – Somos Mais Brasil”, 385 lojas inauguradas, e recorde de abertura em 2017(195 Lojas).

A Lojas Americanas S.A. [B3: LAME3 (ordinárias) e LAME4 (preferenciais)], divulgou seus resultados no dia 7 de março(quarta-feira) referente ao quarto trimestre de 2017 (4T17) e do ano de 2017. Destaque para o quarto trrimestre de 2017 com receita líquida da controladora foi de R$ 3,8 bilhões, crescimento de 8,7% em relação ao quarto trimestre de 2016 No consolidado, a receita líquida foi de R$ 5,5 bilhões, variação de -11,6% em relação ao 4T16. Essa variação reflete essencialmente a migração de linhas/produtos da venda direta/1P para o marketplace/3P realizada pela B2W. Receita líquida apresentou o crescimento da receita líquida no conceito “mesmas lojas” de 6,9% no 4T17 (vs. 6,4% no 4T16). A margem bruta da controladora foi de 36,2% da receita líquida no 4T17, variação de -0,8 p.p. em relação ao 4T16. Essa variação reflete o aumento da representatividade do evento Red Friday no varejo físico. No consolidado, a margem bruta foi de 34,3% da receita líquida, aumento de 4,1 p.p. em relação ao mesmo período do ano passado. O Ebitda ajustado da controladora atingiu R$ 849,1 milhões no 4T17 e a margem Ebitda (%RL) foi de 22,1% (vs. 23,6% no 4T16). Essa variação reflete o aumento pontual das despesas operacionais no período devido ao maior número de lojas abertas. O Ebitda ajustado consolidado totalizou R$1,1 bilhão no 4T17 e a margem Ebitda (%RL) foi de 19,2% (vs. 17,5% no 4T16).O resultado líquido consolidado foi de R$ 284,7 milhões no 4T17, crescimento de 11,4% em relação ao 4T16.

Expansão — “85 anos em 5 – Somos Mais Brasil”: Para o período entre 2015 e 2019, a empresa planeja a abertura de 800 novas lojas no Brasil. Ao longo de 2017 atingimos um número recorde de inaugurações, 195 novas lojas, finalizando o ano com 1.306 lojas em 522 cidades.

Lojas de Conveniência — Ao longo de 2017, inaugurouse 6 lojas no modelo de Conveniência.

Ao final do 4T17 atingimram 1,4 milhão de cartões de crédito emitidos. E Lojas Americanas nas Mídias Sociais durante do 4T17 superou a marca de 10 milhões de seguidores no Facebook.

A B2W Digital anuncia geração de caixa de R$ 509.2 milhões no 4T17. No ano completo, o consumo de caixa reduziu R$ 669,7 milhões, saindo de R$ 1.625,1 milhões em 2016 para R$ 955,4 milhões em 2017. O Marketplace da B2W segue em rápido desenvolvimento e atingiu R$ 1,8 bilhão de GMV no 4T17 (crescimento de 108,4%), participação de 42,8% no GMV Total.

A administração da empresa comentou os resultados: “O ano de 2017 foi marcado pela riqueza de eventos de diferentes naturezas que influenciaram o desenvolvimento da nossa sociedade. Apesar das questões políticas e econômicas que impactaram o país, iniciamos o ano bastante animados e focados em dar sequência ao maior plano de expansão da história da Lojas Americanas.

Temos o sonho de estar presentes em mais cidades, ampliando nossa capilaridade, com o objetivo de oferecer sempre o melhor atendimento aos nossos clientes. Entendemos que assim construímos uma importante vantagem competitiva.

Contudo, esse cenário exige uma eficiência ainda maior na gestão dos estoques, para garantir que a operação continue evoluindo gradativamente. Dessa forma, no início do ano decidimos avançar nessa frente, o que vem nos= proporcionando um grande aprendizado. Já vimos reflexos positivos no quarto trimestre de 2017 e, em uma visão de médio e longo prazos, estamos certos de que teremos resultados ainda mais sólidos e sustentáveis. No quarto trimestre de 2017, na controladora, atingimos uma receita bruta de R$ 4,4 bilhões, um avanço de 8,2% quando comparado ao quarto trimestre de 2016. No conceito mesmas lojas, fechamos o ano com a receita líquida crescendo 6,9%, 0,5 p.p. acima do resultado do 4T16. Apresentamos 29 dias de necessidade de capital de giro, retomando o patamar do 4T16.

Continuamos muito entusiasmados com as oportunidades que estão por vir. Seguindo o plano de expansão "85 Anos Em 5 – Somos Mais Brasil" inauguramos o número recorde de 195 novas lojas em 2017, totalizando 1.306 lojas ao final do ano, presentes em 522 cidades em todo o país, sempre com a habitual disciplina na aprovação de novos pontos e retornos financeiros esperados. Durante o ano, a Companhia abriu a sua primeira unidade em 85 novas cidades, oferecendo preços justos e produtos de qualidade à população local.

Nossa presença em um número cada vez maior de cidades nos permite gerar valor criando ativos imensuráveis. O conhecimento crescente dos hábitos de consumo dos clientes nas mais diferentes regiões do país nos permite evoluir constantemente o sortimento e incluir produtos de fornecedores locais, atendendo melhor os clientes e contribuindo com o desenvolvimento das regiões. Essa fortaleza logística atrelada à rica base de dados que estamos construindo nos possibilita evoluir continuamente.

Durante o ano de 2017, reforçamos o uso de analytics e big data nas mais diferentes frentes para auxiliar na tomada de decisão. Como parte desse trabalho, intensificamos a parceria com a PUC-RJ (Digital Lab) e começamos a colocar em prática soluções cujas contribuições no volume de vendas e na rentabilidade se tornarão cada vez mais relevantes. Em relação à +Aqui, alcançamos 1,4 milhão de cartões Lojas Americanas emitidos e adicionamos novos produtos financeiros e serviços ao portfólio. Ainda, visando desenvolver uma nova frente de crescimento, aperfeiçoamos processos e continuamos investindo na expansão das Lojas de Conveniência. Por fim, seguimos diversificando o portfólio de marcas próprias, tendo a certeza de que essas iniciativas nos auxiliam a evoluir constantemente, tornando a operação mais eficiente e completa.

O crescimento do 3P permitiu à B2W Digital acelerar a mudança do seu modelo de negócios, de e-commerce (Vendas Diretas/1P) para modelo híbrido de plataforma digital (combinação de Vendas Diretas/1P, Marketplace/3P e Serviços). O ano de 2017 marcou a migração acelerada de itens/linhas de produtos do 1P para o 3P (o Marketplace encerrou o ano com participação de mais de 35% do GMV Total). Como resultado desse processo, a Companhia apresentou um avanço significativo na trajetória de geração de caixa, gerando R$ 509 milhões no 4T17. No ano completo, o consumo de caixa reduziu R$ 669,7 milhões, saindo de R$ 1.625,1 milhões em 2016 para R$ 955,4 milhões em 2017.

Em meio ao trabalho nas diversas frentes, em 2017 a Lojas Americanas recebeu prêmios e reconhecimentos importantes, como Poderosos do Varejo Global da Deloitte (única marca brasileira no ranking internacional), Reputation Pulse (1º varejista do ranking brasileiro), Época Reclame Aqui (1º lugar na categoria de varejo) e Chico Mendes (Selo Verde).

Reforçando o compromisso com a Sustentabilidade, aderimos ao Instituto Ethos, conduzimos projetos com foco em educação e estabelecemos parcerias capazes de transformar e desenvolver a sociedade, beneficiando mais de 20 mil pessoas. Como consequência do nosso comprometimento social, econômico e ambiental, figuramos pelo quarto ano consecutivo na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Por fim, reiteramos a confiança no desenvolvimento do país e, em 2018, continuamos com nosso time motivado e determinado a atingir novos patamares de resultados. Aproveitamos para agradecer aos clientes, associados, fornecedores e acionistas que fizeram parte dessas conquistas, que mostram que estamos no caminho correto, buscando realizar sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas”, conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira