Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2018 - 06:56

Comércio do Rio vendeu menos 3,7% em janeiro, diz CDLRio

O comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro vendeu menos 3,7% em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2017, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais da Cidade. No acumulado dos últimos doze meses (fevereiro de 2017 a janeiro de 2018) as vendas também registraram queda de 5,2%.

“Normalmente janeiro é um mês fraco em termos de vendas. É o início das férias, quando muita gente viaja, imprensado entre o Natal e o Carnaval. E nem mesmo as ações promovidas pelo comércio, como promoções e liquidações foram suficientes para aumentar as vendas” explica Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio.

A pesquisa também mostra que apenas o setor de móveis, que registrou aumento de 0,5%, apresentou resultado positivo. No Ramo Mole (bens não duráveis) as maiores quedas no faturamento foram Confecções (- 4,3%), Tecidos (-1,3%) e Calçados (- 0,3%), e no Ramo Duro (bens duráveis) Jóias (- 5,2%), Óticas (- 4,8%) e Eletrodomésticos (- 3,6%). A venda a prazo, com menos 2,6, foi a forma de pagamento preferida pelos consumidores.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Duro (bens duráveis) as lojas da Zona Sul venderam menos 6,5%, as do Centro menos 4,3% e as da Zona Norte menos 2,5%. No no Ramo Mole (bens não duráveis), as lojas da Zona Norte venderam menos 6,4%, as da Zona Sul menos 2,5% e as do Centro menos 0,2%.

Inadimplência — A pesquisa mostra também que a inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro cresceu 0,4% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os registros do Serviço Central de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro(CDLRio). Foi o menor índice de inadimplência para o mês desde 2011.

As dívidas quitadas, índice que mostra o número de consumidores que colocaram suas dívidas em dia, diminuíram 0,9% e as consultas, item que indica o movimento do comércio, recuaram 5,7%, também em relação a janeiro de 2017.

Movimento de Cheque — Segundo o registro do cadastro do LIG Cheque da entidade, em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2017, a inadimplência cresceu 0,7%. As dívidas quitadas e as consultas caíram, respectivamente, 6,4% e 7,1%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira