Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2008 - 09:26

Meninos sapateadores da periferia são convidados para TapCity Festival em NY

Para participar, o grupo precisa de patrocínio para custear despesas de viagem e estadia.

Todo verão na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, centenas de sapateadores vindos do mundo inteiro se encontram para estudar, fazer apresentações e trocar experiências no TapCity Festival, uma oportunidade única para aqueles que se dedicam a essa arte. Este ano, o grupo “Meninos Sapateadores de Campinas”, do Jardim São Marcos, foi convidado para participar do festival. A iniciativa partiu dos próprios organizadores do evento e surgiu por conta do grande sucesso que um dos integrantes do grupo fez durante a edição de 2006. Em sua primeira estada, Tiago Rodrigo Alves dos Santos ganhou o “Buster Brown Award”, uma espécie de prêmio de observação que os jurados entregam ao sapateador com o melhor desempenho. Na época, apenas Tiago pôde ir à Nova Iorque. Agora, todos os outros colegas de sapateado também terão essa oportunidade, caso consigam patrocínio.

A ida dos jovens aos Estados Unidos depende de parcerias com empresas e colaboração da comunidade. Procuramos ajuda para passagens, hospedagem e alimentação. Sem a captação de recursos, este sonho pode não se realizar”, explica Luiz Baldijão, professor de sapateado, que desde 2002 ministra aulas voluntariamente na Associação Beneficente Campineira (ABC), da Igreja Metodista Central de Campinas. “Ir a um festival, como esse, é uma ótima chance de apresentar a arte do sapateado nacional nos pés de brasileiros, que superam as dificuldades do dia-a-dia e mostram muito talento, mesmo com adversidades no caminho”, ressalta Baldijão.

O grupo “Meninos Sapateadores do São Marcos” é formado por 11 adolescentes, entre 13 e 17 anos de idade. O grupo já se apresentou em várias cidades da região de Campinas e na capital paulista. O TapCity Festival é um evento que celebra e promove o sapateado entre grupos de diferentes etnias, culturas e condições sociais. Lá, são oferecidos cursos e aulas com professores internacionais renomados, além de programas de treinamento, aperfeiçoamento e premiação para as melhores performances. A equipe de viagem será composta pelos onze sapateadores, dois auxiliares e o professor. A viagem está marcada para o mês de julho e custará 56 mil dólares. || * Para colaborar, basta ligar para (19) 3231-1809 ou pelo e-mail [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira